Notícias | Dia a dia
Kanepi elimina Muguruza e vai enfrentar Bia em Paris
22/05/2022 às 11h28

Kanepi marcou sua 15ª vitória contra top 10, sendo a décima contra rivais desse nível em Grand Slam

Foto: Nicolas Gouhier/FFT

Paris (França) - Mais uma vez, a estoniana Kaia Kanepi apareceu para assombrar o caminho de uma jogadora bem colocada no ranking. A veterana de 36 anos marcou sua 15ª vitória contra top 10 na carreira, a décima contra rivais deste nível em Grand Slam, e eliminou a espanhola Garbiñe Muguruza, número 10 do ranking, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4 em 2h06 de partida. Com isso, ela será a próxima adversária de Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 48ª do mundo, em confronto inédito no circuito.

Kanepi já foi top 15, tem quatro títulos de WTA, e aparece atualmente no 46º lugar do ranking. Ela já chegou duas vezes às quartas de final em Paris, nas temporadas de 2008 e 2012. Na atual temporada, já fez uma ótima campanha em Grand Slam, chegando às quartas na Austrália e dando muito trabalho à polonesa Iga Swiatek.

"Acho que não precisei mudar tanto o meu jogo, mas coloquei mais bolas em quadra e passei a vencer mais ralis. Também consegui sacar melhor no segundo e no terceiro set", disse Kanepi, que faz sua 17ª participação na chave principal em Paris. "Já campeã do juvenil aqui uma vez, voltar ao torneio é sempre especial".

Já Muguruza encerra a temporada de saibro com apenas duas vitórias. A ex-número 1 do mundo e campeã de Roland Garros em 2016 vinha de quedas na estreia em Roma e na segunda rodada em Madri. A espanhola de 28 anos sofreu recentemente com lesões no ombro direito, que a tirou de Miami, e na panturrilha, que comprometeu seu desempenho em Madri. Na semana passada, em Rabat, caiu na segunda rodada para a italiana Martina Trevisan, que conquistaria o título.

O começo de partida indicava uma recuperação para Muguruza, apesar de a espanhola ter enfrentado cinco break-points em seu primeiro game de serviço e seis ao longo do set inicial. Ela não teve o serviço quebrado e conseguiu duas a favor para vencer o set. A ex-líder do ranking também foi a primeira a quebrar na parcial seguinte, abrindo 2/0 e chegando a liderar por 3/1.

Mas Kanepi devolveu a quebra no sexto game e apostou na potência de seus golpes dos dois lados para dominar os ralis de fundo e vencer cinco games seguidos. O set decisivo teve apenas uma quebra. Kanepi se aproveitou de um game com poucos primeiros serviços em quadra de Muguruza para atacar nas devoluções e fazer 5/4 no placar, sacando muito bem para o jogo na sequência.

Stephens e Osorio também avançam

Finalista de Roland Garros em 2018, a norte-americana Sloane Stephens venceu a jovem alemã vinda do quali Jule Niemeier por 5/7, 6/4 e 6/2. A experiente norte-americana de 29 anos enfrenta a romena Sorana Cirstea, que derrotou a alemã Tatjana Maria por duplo 6/3.

Ainda neste domingo, a colombiana Camila Osorio bateu a francesa Harmony Tan por 6/4 e 6/3. Osorio espera pela número 2 do mundo e atual campeã Barbora Krejcikova. A tcheca estreia apenas na segunda-feira, contra a jovem francesa de 19 anos Diane Parry. 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva