Notícias | Dia a dia
Djoko deve perder liderança e adiar recorde de Graf
20/05/2022 às 15h51
Felipe Priante

Londres (Inglaterra) - Bem perto de conseguir bater o recorde absoluto de semanas como número 1, que atualmente pertence à alemã Steffi Graf, o sérvio Novak Djokovic poderia alcançar o feito logo após Wimbledon, mas com a decisão da ATP de cancelar a pontuação do torneio, ele não conseguirá defender os 2.000 pontos conquistados no ano passado e muito dificilmente manterá o número 1.

Atualmente com 370 semanas na ponta, Djokovic corre o risco de ser ultrapassado no ranking já depois de Roland Garros, onde também defende 2.000 pontos do título no ano passado. Como não pode somar mais nada nos próximos dois Grand Slam, e ainda perderá tudo o que somou com a conquista de Wimbledon, o risco de ser superado por Medvedev é muito grande.

Mesmo que não some mais nada até o fim de Wimbledon, onde não poderá competir por causa do veto a russos e bielorrusso, o atual vice-líder da ATP terá ao fim deste período 7.100 pontos. Djokovic só conseguirá chegar a esse número caso conquiste três títulos em sequência, precisando ser campeão em Roland Garros, em um ATP 500 e em um ATP 250 na grama.

Se o sérvio resolver jogar tudo antes de Wimbledon, vencer Roland Garros, dois ATP 250 na grama e um ATP 500 também neste piso, ele chegará no máximo a 7.410 pontos. Com isso, bastaria a Medvedev somar 311 pontos nas próximas cinco semanas para voltar à liderança.

Correndo por fora vem o alemão Alexander Zverev, que também será uma ameaça real a ‘Nole’. O atual número 3 do mundo precisa um pouco mais do que Medvedev para deixar o sérvio para trás. Para não depender dos resultados do rival de Belgrado, ele tem que conquistar 1.280 pontos até Wimbledon.

Agora, a defesa do título de Roland Garros é fundamental para Djokovic em sua manutenção do número 1. Qualquer resultado que não seja o título irá complicá-lo bastante nesta disputa e uma queda prematura pode fazê-lo cair ainda mais no ranking.

Veja quantos pontos têm cada um dos top 5 descontando tudo até Wimbledon:

1) Novak Djokovic - 4.410
2) Daniil Medvedev - 7.100
3) Alexander Zverev - 6.130
4) Stefanos Tsitsipas - 4.960
5) Rafael Nadal - 4.165

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva