Notícias | Dia a dia
ATP responde e retira os pontos de Wimbledon
20/05/2022 às 15h02

Londres (Inglaterra) - Depois de criticar a posição de Wimbledon, logo que a direção do All England Club anunciou o veto a tenistas russos e bielorrussos neste ano, a ATP resolveu tomar medidas ainda mais firmes. Nesta sexta-feira, a entidade soltou um comunicado anunciando que vai retirar os pontos do tradicional Grand Slam britânico.

“A decisão de Wimbledon de proibir jogadores russos e bielorrussos de competir no Reino Unido neste verão mina o princípio da não discriminação a integridade do sistema de classificação ATP. Sem uma mudança nas circunstâncias, é com grande pesar e relutância que não vemos outra opção a não ser remover os pontos de Wimbledon para 2022”, disse a ATP.

“Nossas regras e acordos existem para proteger os direitos dos jogadores como um todo. Decisões unilaterais dessa natureza, se não tratadas, abrem um precedente prejudicial para o resto de um circuito que opera em mais de 30 países”, acrescentou o comunicado divulgado pela entidade.

Conforme anunciado anteriormente, foi confirmado o congelamento dos pontos conquistados no ATP 500 de Queen's, no ATP 250 de Eastbourne e nos challengers de grama disputados no Reino Unido.

"Tomamos essa decisão com base no fato de que oportunidades alternativas de jogo estão abertas para jogadores russos e bielorrussos nessas semanas, ao contrário de Wimbledon, o que minimiza qualquer impacto na integridade do ranking. Sanções relacionadas à violação das regras da ATP pela LTA serão avaliadas separadamente”, explicou a ATP.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva