Notícias | Dia a dia
RG confirma convites a João Fonseca e Olivia Carneiro
17/05/2022 às 19h46

João Fonseca, de 15 anos, fará sua primeira participação em um Grand Slam juvenil

Foto: Marcello Zambrana/CBT

Paris (França) - A organização de Roland Garros divulgou nesta terça-feira a relação completa de tenistas convidados para a chave juvenil, que será disputada entre os dias 29 de maio e 4 de junho, segunda semana do Grand Slam francês. As duas vagas reservadas para o Brasil foram para o carioca João Fonseca e a paulista Olivia Carneiro, que haviam vencido em abril uma seletiva nacional para jogadores de até 16 anos, disputada no Rio de Janeiro.

João Fonseca, de 15 anos, é o atual 107º colocado no ranking mundial juvenil da Federação Internacional e chegou a ocupar o 86º lugar em março. Seus principais resultados foram o vice-campeonato no ITF J1 de Lambare, no Paraguai, e a semifinal no ITF J2 de Santo Domingo, em quadras duras na República Dominicana. No ano passado, venceu três torneios da ITF.

Já Olivia Carneiro, também de 15 anos, é a 401ª colocada no ranking juenil e chegou a ocupar o 325º lugar em janeiro. Ela tem um título de ITF J5, conquistado em Gaspar, Santa Catarina, no ano passado. A jovem paulista conquistou sua primeira vitória como profissional no fim do ano passado, em Curitiba. Na semana passada, furou o quali de outro torneio profissional em São Paulo, com duas novas vitórias.

Os demais convites para o torneio juvenil Paris foram para os franceses, são mais sete meninos e sete meninas. No masculino, entraram Paul Barbier-Gazeu, Arthur Gea, Antoine Ghibaudo, Jules Leroux, Loan Lestir, Théo Papamalamis e Tiago Pires. No feminino, entraram Sarah Iliev, Astrid Lew Yan Foon, Jenny Lim, Mathilde Ngijol-Carre, Lucie Pawlak, Tiantsoa Rajaonah e Alice Soulie.

Existe a possibilidade de o Brasil ter mais uma participante, mas a paulista de 18 anos Ana Candiotto, 105ª do ranking, depende de dez desistências para entrar no quali. E nenhuma das convidadas estava à frente dela no ranking.

Turchetto e Laydner caem na estreia na Alemanha
Ainda pelo circuito mundial juvenil, as catarinenses de 17 anos Maria Turchetto e Carolina Laydner foram eliminadas na estreia do ITF J2 de Hannover, no saibro alemão. Turchetto foi superada pela egípcia Jermine Sherif por 5/7, 7/6 (7-5) e 6/0. Já Laydner caiu diante da romena Cara Maria Mester por 1/6, 6/2 e 6/3. Nas duplas, as brasileiras caíram diante da ucraniana Kateryna Lazarenko e da romena Cara Maria Mester por 6/2 e 6/0.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva