Notícias | Dia a dia
Bia e Mladenovic chegam à final de duplas em Paris
13/05/2022 às 15h41

Bia e Mladenovic são as principais cabeças de chave do torneio francês

Foto: Trophée Lagardère

Paris (França) - Horas depois de vencer seu terceiro jogo na chave de simples do WTA 125 de Paris e garantir vaga na semifinal, Beatriz Haddad Maia retornou à quadra ao lado da francesa Kristina Mladenovic e assegurou um lugar na final de duplas. Principais cabeças de chave, Bia e Mladenovic venceram as russas Anastasia Gasanova e Kamilla Rakhimova por 6/3 e 7/5 em 1h24 de partida.

"Bem feliz por seguir evoluindo dentro de quadra. Cada vez mais sei que, se o pensamento estiver no lugar correto, o meu tênis aparecerá em algum momento. Fisicamente me sinto cada vez melhor, aguentando jogos longos com boa intensidade. Sinto que estou pronta para seguir trabalhando duro amanhã", disse Bia Haddad Maia.

As adversárias na final serão a georgiana Oksana Kalashnikova e a japonesa Miyu Kato, que venceram as russas Anna Kalinskaya e Anastasia Potapova por 6/3, 3/6 e 11-9. É certo que Bia terá mais uma rodada dupla, já que a semifinal de simples será às 9h (de Brasília) contra a romena Ana Bogdan, enquanto a final de duplas acontecerá no fim da programação. A segunda semifinal de simples será entre a estoniana Kaia Kanepi e a norte-americana Claire Liu.

Vindas de uma vitória por duplo 6/0 nas quartas sobre Alena Fomina-Klotz e Ekaterina Yashina, Bia e Mladenovic começaram muito bem na partida desta sexta-feira, conquistando duas quebras de serviço e abriram 4/0 no placar. Elas perderam a chance de sacar para o set, mas voltariam a quebrar dois games mais tarde.

O roteiro do segundo set começou inverso, já que a dupla russa chegou a liderar por 4/0. A brasileira e a francesa devolveram uma das quebras e diminuíram para 5/3, depois salvaram dois set-points antes de buscarem o empate no décimo game. Em bom momento na partida, voltariam a quebrar o serviço das adversárias, terminando o jogo com quatro games seguidos.

Bia pode ter melhor ranking em simples e duplas
Bia é a atual 36ª colocada no ranking de duplas na WTA, estando a duas posições da melhor marca na carreira. A paulista de 25 anos está garantindo 96 pontos no ranking pela campanha em Paris e pode ganhar 160 pontos em caso de título. Ela chegaria no máximo ao 34º lugar, igualando seu recorde pessoal

Na temporada, ela tem um título de duplas no WTA 500 de Sydney e foi finalista do Australian Open ao lado da cazaque Anna Danilina. Já Mladenovic é ex-número 1 de duplas e foi top 10 de simples. A francesa de 28 anos está na 116ª posição em simples e no centésimo lugar nas duplas.

Em simples, a número 1 do Brasil é a 52ª do mundo. Bia está garantindo 57 pontos pela campanha tendo 45 a descartar. Ela está muito perto de debutar no top 50 pela primeira vez na carreira, mas ainda pode ser ultrapassada pela egípcia Mayar Sherif. Se a paulistana vencer mais uma, fará 96 pontos e terá o top 50 assegurado sem depender dos resultados de suas concorrentes diretas. O título em Paris vale 160 pontos e pode deixar Bia muito perto do top 40. 

Bia superou nas quartas a francesa de 19 anos Elsa Jacquemot por 4/6, 6/1 e 6/4 em 2h47 de partida. A brasileira vinha de outros dois jogos longos, contra a australiana Daria Saville e a norte-americana Hailey Baptiste, também definidos em três sets. "No começo eu não estava jogando muito agressiva, mas estava tentando me motivar e tentando jogar melhor. Acho que eu tenho uma boa condição física, então estava confiante de que eu poderia jogar por mais de três horas, mesmo vinda de algumas partidas nas últimas semanas. Então estou muito orgulhosa e de mim mesma por isso".

Confira a programação deste sábado em Paris.

Quadra Central - 9h
[3]Beatriz Haddad Maia (BRA) vs. Ana Bogdan (ROM)
Não antes de 10h30
[1]Kaia Kanepi (EST) vs. [7]Claire Liu (EUA)
[1]Beatriz Haddad Maia (BRA)/Kristina Mladenovic (FRA) vs. [2]Oksana Kalashnikova (GEO)/Miyu Kato (JAP)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva