Notícias | Dia a dia
Iga destaca mudança tática: 'Feliz com minha reação'
12/05/2022 às 22h29

Swiatek terá um confronto inédito com Bianca Andreescu nas quartas

Foto: Adelchi Fioriti

Roma (Itália) - Classificada para as quartas de final do WTA 1000 de Roma, Iga Swiatek destacou uma mudança tática que fez ainda durante o primeiro set da partida desta quinta-feira contra Victoria Azarenka pelas oitavas. A número 1 do mundo começou perdendo por 3/0, sofrendo duas quebras, mas depois tentou jogar com mais margem de segurança e diminuir a agressividade. A ideia deu certo, ela diminuiu bastante os erros e venceu 12 dos últimos 14 games.

"Com certeza eu não comecei bem, e todo mundo podia ver isso. Estou muito feliz com a forma como reagi e como melhorei no primeiro set. Além disso, como o segundo set foi diferente, porque eu realmente pude redefinir a maneira como jogava. Isso foi o mais importante para mim", disse Swiatek, após a vitória por 6/4 e 6/1 sobre Azarenka.

"Eu não queria correr tanto risco porque sentia que não estava controlando bem a bola. Eu precisava jogar um pouco mais no meio e talvez apenas esperar para ver como ela reagiria a alguns ralis mais longos", comenta a polonesa, que terminou a partida com 34 winners e 39 erros não-forçados, mas 31 desses erros aconteceram ainda no primeiro set.

"Além disso, meus primeiros games foram bastante apertados. Eu tive algumas chances de confirmar meus games de serviço, mas em momentos importantes não joguei bem. Então eu queria, apenas jogar melhor nos pontos importantes", avaliou a líder do ranking, que marcou sua 25ª vitória consecutiva no circuito.

Duelo com Andreescu pelas quartas de final
Swiatek enfrenta nas quartas a canadense Bianca Andreescu, ex-número 4 do mundo e atualmente apenas no 90º lugar, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho e também de se afastar voluntariamente das competições por sete meses para cuidar da saúde mental. Será um duelo inédito no circuito profissional, mas elas se conhecem desde o juvenil. A partida acontece às 9h30 (de Brasília) desta sexta-feira.

"Bianca é uma grande jogadora e sei que ela pode jogar um tênis sólido. Estou muito feliz que ela está de volta porque ela traz mais variedade para o tênis feminino", avaliou a atual campeã do torneio. "Sempre me impressionou a variedade ela tem, especialmente os drop shots. É muito bom ver o jogo dela. Também já joguei contra ela no circuito juvenil e foi uma partida super apertada. Sei que vai ser difícil". 

"É muito difícil esperar algo, especialmente depois de uma partida tão complicada como a de hoje. Eu só espero começar melhor, e talvez começar de forma mais agressiva, colocando pressão sobre ela, mas também jogando um pouco mais sólida e com menos erros não forçados", comentou a jovem de 20 anos. "Mas para mim o mais importante é ficar cada vez mais confortável no saibro. Estou apenas focando no que devo fazer para jogar melhor e isso é tudo".

Andreescu, de 21 anos, também projetou o confronto depois de ter vencido a croata Petra Martic por duplo 6/4 nas oitavas. "Iga está jogando um ótimo tênis. Admiro muito seu sucesso. Mas estou muito animada para enfrentá-la. Adoro o desafio. É muito bom ver que começamos juntas no juvenil e nós duas nos destacamos ao mesmo tempo. Isso é incrível".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva