Notícias | Dia a dia
Shapovalov vira o jogo e derruba Nadal nas oitavas
12/05/2022 às 17h40

Shapovalov marcou sua segunda vitória em seis jogos contra Nadal no circuito

Foto: Internazionali BNL d Italia

Roma (Itália) - Dez vezes campeão do Masters 1000 de Roma, Rafael Nadal sofreu uma rara eliminação precoce na competição. Pela segunda vez em 18 participações no torneio, o espanhol foi derrotado antes das quartas de final. Nadal até começou bem, mas foi superado pelo canadense Denis Shapovalov, 16º do ranking, por 1/6, 7/5 e 6/2 em 2h37 de partida.

Nadal não perdia antes das quartas em Roma desde 2008, ano em que foi superado ainda na estreia por Juan Carlos Ferrero. Esta foi também sua segunda derrota para Shapovalov em seis jogos entre eles. O canadense de 23 anos marcou sua décima vitória contra top 10 na carreira.

O adversário de Shapovalov nas quartas de final será Casper Ruud, número 10 do mundo. O norueguês, também de 23 anos, passou pelo norte-americano Jenson Brooksby por 6/3 e 6/4. O único duelo anterior entre eles foi vencido por Ruud na final de Genebra do ano passado.

Além de sofrer apenas sua terceira derrota em 26 jogos na temporada, Nadal também mostrou sinais de desconforto na movimentação, especialmente durante o terceiro set. O espanhol de 35 anos sofre com uma lesão crônica no pé esquerdo, que reduziu seu calendário de competições no ano passado. Já neste ano, ele sofreu com fratura em uma das costelas, que o deixou seis semanas sem jogar.

O primeiro set da partida foi amplamente dominado por Nadal, que vinha muito firme do fundo de quadra e contou com um plano de jogo muito ruim de seu adversário, para ter o total controle das ações. Apesar de Shapovalov ter liderado nos winners por 9 a 4, o canadense cometeu 17 erros não-forçados contra apenas três do espanhol. O decacampeão só enfrentou um break-point.

O segundo set começou com games longos, mas Shapovalov escapou dos três break-points que enfrentou e logo depois conseguiu uma quebra e já largou com 3/0 no placar. O canadense permitiu o empate no oitavo game, sendo quebrado de zero, mas Nadal teve muito trabalho em seus três últimos games de serviço na partida. Ele chegou a salvar um set-point quando perdia por 5/4, mas não evitou a perda da parcial dois games mais tarde. Ele terminou o set com duas duplas faltas e dois erros não-forçados no game decisivo. Shapovalov fez 16 a 9 em winners e cometeu 19 erros contra 15.

Apesar de Nadal ter conseguido uma quebra de serviço na abertura do terceiro set, Shapovalov logo buscou o empate. Depois disso, o canadense não teria mais o serviço ameaçado, perdendo só mais dois pontos no saque, e conseguiu duas novas quebras. Shapovalov terminou a partida com 35 winners e 39 erros não-forçados, enquanto Nadal fez 13 bolas vencedoras e errou 34 vezes.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva