Notícias | Outros
Cadeirantes: Quad do Brasil disputa 3º lugar com EUA
05/05/2022 às 23h07

Leandro Pena (15º) perdeu para o ex-top 10 Lucas Sithole em três sets.

Foto: Lucas Balduíno/ CBT

Vilamoura (Portugal) - A Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas está na reta final em Portugal. Com o fim da fase de classificação nesta quinta-feira, a categoria quad do Time Brasil BRB é a que tem a chance de terminar a competição na melhor colocação representando o país. Nesta sexta-feira, o confronto é contra os Estados Unidos valendo a terceira colocação do mundial.

Na semifinal disputada nesta quinta, o Brasil perdeu para a forte equipe da África do Sul no quad. Leandro Pena (15º) perdeu para o ex-top 10 Lucas Sithole por 6/2, 2/6 e 6/2. Depois, Ymanitu Silva (8º) foi derrotado por Donald Ramphadi (7º) por 6/0 e 6/1. Adversário desta sexta, os Estados Unidos foi rival do Brasil na primeira fase, com a equipe sul-americana vencendo o duelo por 3 partidas a 0.

Na categoria Open Feminino, o Brasil encerrou a primeira fase na segunda colocação do grupo ao ser superado pela Colômbia em um duelo bastante equilibrado. Maria Fernanda Alves (29ª) garantiu o primeiro ponto ao vencer a colombiana Johana Vega (47ª) por 7/6 e 6/2, mas Maria Angelica Bernal (10ª) ganhou de Meirycoll Duval (18ª) por 6/3 e 6/1. Com as mesmas quatro atletas em quadra para o desempate nas duplas, Vega e Bernal venceram por 6/1 e 7/5. Com o resultado, as mulheres do Time Brasil BRB irão disputar da quinta à oitava colocação no mundial, enfrentando a Grã-Bretanha nesta sexta.

Já no masculino, o duelo contra a Argentina terminou com 3 a 0 a favor dos rivais sul-americanos. David Casco (46º) venceu Bruno Makey (87º) - duplo 6/3; e Gustavo Fernandez (3º) superou Daniel Rodrigues (30º) - 6/3 e 6/1. Nas duplas, Gustavo Fernandez e Guillermo Camusso ganharam de Daniel Rodrigues e Jucelio Torquato por duplo 6/2. Agora, a equipe segue na briga entre o 13º e o 16º lugares e irá enfrentar Portugal.

E na categoria júnior, o Time Brasil BRB enfrentou a Grã-Bretanha, que venceu as três partidas. Joshua Johns ganhou de Lorenzo Godoy (6/3 e 6/2) e Jade Lanai foi superada por Andrew Penney (6/3 e 6/4). Fechando o duelo, Jade Lanai e Arthur Dantas perderam por 6/2 e 6/1 para Andrew Penney e Dahnon Ward. Nesta sexta-feira, os juvenis enfrentam o Japão na disputa pelas colocações de 5º a 8º.

Como é a competição

Diferentemente das competições habituais do circuito, em um torneio por equipes os confrontos são disputados em uma série de partidas entre as nações. Em cada confronto entre países, são realizados três jogos: dois de simples, seguido por uma partida de duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Nesta edição da Copa do Mundo, apenas cinco nações têm equipes em todas as categorias. Além do Brasil, estão com equipes completas Holanda, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Resultados de quinta-feira

Feminino

Brasil 1 x 2 Colômbia

Maria Fernanda Alves d. Johana Vega 7/6 6/2

Maria Angelica Bernal d. Meirycoll Duval 6/3 6/1

Johana Vega/Maria Angelica Bernal d. Maria Fernanda Alves/Meirycoll Duval 6/1 7/5

Masculino

Brasil 0 x 3 Argentina

David Casco d. Bruno Makey 6/3 6/3

Gustavo Fernandez d. Daniel Rodrigues 6/3 6/1

Gustavo Fernandez/Guillermo Camusso d. Daniel Rodrigues/Jucelio Torquato 6/2 6/2

Quad

Brasil 0 x 2 África do Sul

Lucas Sithole d. Leandro Pena 6/2 2/6 6/2

Donald Ramphadi d. Ymanitu Silva 6/0 6/1

Júnior

Brasil 0 x 3 Grã-Bretanha

Joshua Johns d. Lorenzo Godoy 6/3 6/2

Andrew Penney d. Jade Lanai 6/3 6/4

Andrew Penney/Dahnon Ward d. Arthur Dantas/Jade Lanai 6/2 6/1

Programação de sexta-feira

Feminino - Brasil vs. Grã-Bretanha

Quad - Brasil vs. Estados Unidos

Júnior - Brasil vs. Japão

 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva