Notícias | Dia a dia
Cé salva match-point, elimina favorita e faz quartas
05/05/2022 às 14h28

Gabriela Cé venceu nove dos últimos dez jogos que disputou

Foto: Arquivo

Bonita Springs (EUA) - Cada vez mais adaptada às condições dos torneios norte-americanos no har-tru (saibro verde), Gabriela Cé conseguiu mais uma vitória expressiva e garantiu vaga nas quartas de final do ITF W100 de Bonita Springs. Vinda do quali, Cé eliminou a alemã Tatjana Maria, 112ª do mundo e cabeça 2 na semana, por 4/6, 6/0 e 7/6 (11-9) em 2h39 de partida. Única brasileira na chave, a canhota gaúcha chegou a salvar um match-point no tiebreak do terceiro set.

Cé venceu nove dos últimos dez jogos que disputou no circuito. E sua única derrota no período foi uma semifinal muito equilibrada em Charleston, no último sábado, quando ela foi superada pela chinesa Xiyu Wang após 3h40 de partida. A série de boas campanhas terá impacto direto no ranking para a gaúcha de 29 anos, que ainda tem 56 pontos a receber pela recente semifinal e já soma mais 31 pelos resultados desta semana.

Durante a partida desta quinta-feira, Cé tentou apostar um jogo consistente do fundo de quadra e sustentando longos ralis. E também precisou de paciência para enfrentar uma adversária que utiliza slices dos dois lados. Ainda assim, Tatjana Maria conseguiu vencer o primeiro set, tendo conquistado duas quebras de serviço na parcial. Aos poucos, a brasileira passou a ter controle da partida. Ela dominou o segundo set, ao conseguir três quebras e escapar de todos os três break-points que enfrentou.

O terceiro set teve uma quebra para cada lado. Maria abriu 3/0, mas Cé buscou o empate no sexto game. A brasileira também conseguiu sacar muito bem nos momentos em que perdia por 5/4 e 6/5 para forçar o tiebreak. Durante o game-desempate, a alemã novamente começou à frente e fez 3-0. Cé reagiu, não apenas sendo firme de fundo, mas também com boas subidas à rede, e venceu cinco pontos seguidos. A canhota gaúcha perdeu quatro match-points, antes de ter que salvar um com 8-9 no placar, e terminar a partida vencendo os últimos três pontos que disputou.

Cé está se aproximando de seu melhor ranking
Com as pontuações dos dois torneios, que serão computados na atualização do ranking da próxima segunda-feira, Cé está se aproximando da melhor marca da carreira, que é o 221º lugar. E ela pode entrar no top 200 do ranking se vencer mais uma. O torneio norte-americano vale 140 pontos e poderia levá-la até mesmo ao grupo das 150 melhores do mundo em caso de título.

Tatjana Maria conquistou recentemente o WTA de Bogotá
Superada por Cé nesta quinta-feira, Tatjana Maria conquistou recentemente o WTA 250 de Bogotá, vencendo outra brasileira na final, a paulista Laura Pigossi. A alemã de 34 anos e ex-top 50 está retornando ao circuito depois de se tornar mãe pela segunda vez no ano passado. A próxima adversária da gaúcha virá da partida entre a polonesa Katarzyna Kawa, cabeça 7, e a norte-americana Ellie Douglas.

Rebeca Pereira faz semi de duplas em Praga
As brasileiras seguem bem na chave de duplas do ITF W60 de Praga, no saibro. Rebeca Pereira e a chilena Barbara Gatica são as principais cabeças de chave e venceram as alemãs Tayisiya e Yana Morderger por 5/7, 6/4 e 10-3. Elas enfrentam as japonesas Nagi Hanatani e Moyuka Uchijima. Já Carol Meligeni e a romena Nicoleta Dascalu enfrentarão as tchecas Miriam Kolodziejova e Jesika Maleckova, cabeças 2 do torneio.

Ingrid Martins e Sofia Mendonça se depedem
A carioca Ingrid Martins caiu nas quartas de final de duplas no ITF W60 de Koper, em quadras de saibro na Eslovênia. Ingrid e sua parceira Iryna Shymanovich perderam para as britânicas Jodie Anna Burrage e Yuriko Lily Miyazaki por 6/3, 5/7 e 13-11. Já Sofia Mendonça foi eliminada nas oitavas do ITF W15 do Cairo, no Egito. Ela perdeu para a francesa Oceane Babel, cabeça 5, por 6/1 e 6/2.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva