Notícias | Outros
Cadeirantes: Quad do Brasil vai à semi na Copa do Mundo
04/05/2022 às 20h29

Quad brasileiro alcança um feito inédito em Portugal.

Foto: Lucas Balduíno/ CBT

Vilamoura (Portugal) – O Time Brasil BRB faz boa campanha na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, sediada em Portugal. Nesta quarta-feira, os atletas da categoria Quad alcançaram mais uma vitória. Com o triunfo por 3 partidas a 0 sobre Israel, o grupo garantiu a classificação para as semifinais e já se garante entre os quatro primeiros da competição - feito inédito no tênis paralímpico do Brasil.

O paulista Leandro Pena (15º) venceu o israelense Yosi Saadon  por 6/3 e 6/1, em 1h28min de partida. Na sequência, Ymanitu Silva (8º) confirmou o triunfo brasileiro ao bater Shraga Weinberg (17º) por 6/1 6/2, em 1h10min. O confronto foi selado com a vitória de Leandro Pena e Augusto Fernandes sobre Elay Chayoth/ Shraga Weinberg por 5/7, 6/0 e 10-7.

O resultado garantiu os 100% para a equipe quad, liderada pelo capitão Vinicius Cyrillo, que também venceu Grã-Bretanha e Estados Unidos na primeira fase. Na semifinal, que será disputada nesta quinta-feira, o desafio é contra a África do Sul, que terminou na vice-liderança do seu grupo.

Também na disputa da categoria Open Masculino, o Time Brasil BRB foi superado pela África do Sul por 2 partidas a 1. Alwande Sikhosana (44º) venceu Bruno Makey (87º) por 6/3 e 6/1, enquanto Daniel Rodrigues (30º) ganhou de Eliphas Maripa (36º) por 7/6, 6/7 e 6/3. Nas duplas, os dois sul-africanos derrotaram Daniel Rodrigues e Rafael Medeiros por 7/5 e 6/3.

Nesta quinta-feira, quatro categorias do Brasil voltam às quadras em Vilamoura. Além do Quad, no feminino a equipe enfrenta a Colômbia, em jogo que vale a liderança do grupo. No masculino, o desafio é diante da Argentina. E no Júniors, o jovem time brasileiro duela contra a Grã-Bretanha.

Como é a competição

Diferentemente das competições habituais do circuito, em um torneio por equipes os confrontos são disputados em uma série de partidas entre as nações. Em cada confronto entre países, são realizados três jogos: dois de simples, seguido por uma partida de duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Nesta edição da Copa do Mundo, apenas cinco nações têm equipes em todas as categorias. Além do Brasil, estão com equipes completas Holanda, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Resultados de quarta-feira

QUAD
Brasil 3 x 0 Israel
Leandro Pena d. Yosi Saadon 6/3 6/1
Ymanitu Silva d. Shraga Weinberg 6/1 6/2
Leandro Pena/Augusto Fernandes d. Elay Chayoth/Shraga Weinberg 5/7 6/0 10-7

MASCULINO
Brasil 1 x 2 África do Sul
Alwande Sikhosana d. Bruno Makey 6/3 6/0
Daniel Rodrigues d. Eliphas Maripa 7/6 6/7 6/3
Alwande Sikhosana/Eliphas Maripa d. Daniel Rodrigues/Rafael Medeiros 7/5 6/3

Programação de quinta-feira
Open F - Brasil vs. Colômbia
Open M - Brasil vs. Argentina
Júnior - Brasil vs. Grã-Bretanha

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva