Madri (Espanha) - No tão esperado encontro entre Andy Murray e Dominic Thiem pela primeira rodada do Masters 1000 de Madri, o bom desempenho do britânico no saque foi determinante para a vitória em sets diretos. Murray precisou de 1h41 para marcar as parciais de 6/3 e 6/4 nesta segunda-feira e venceu o jogo sem sofrer quebras de serviço.
Ex-número 1 do mundo e bicampeão em Madri, Murray está com 34 anos e ocupa o 78º lugar do ranking. Esta foi sua terceira vitória em cinco jogos contra Thiem no circuito. Já o austríaco de 28 anos e ex-top 3 está voltando ao circuito depois de lesão no punho e ainda não venceu em quatro torneios disputados em 2022. Thiem é o atual 91º do ranking e vai sair do top 100, já que defendia 360 pontos da semifinal do ano passado.
The moment two-time champion @andy_murray took out Dominic Thiem in Madrid. #MMOPEN pic.twitter.com/ryBqHe2FBZ
— Tennis TV (@TennisTV) May 2, 2022
O próximo adversário de Murray certamente será um canhoto, vindo da partida entre o canadense Denis Shapovalov, cabeça 14 em Madri e 16º do ranking, e o francês Ugo Humbert, 46º colocado e que entrou na chave como lucky -loser.
Durante a partida desta segunda-feira, Murray disparou nove aces e escapou dos três break-points que enfrentou, todos no mesmo game no início do segundo set. Na primeira parcial, o britânico não teve seu serviço ameaçado em nenhum momento e apostou com sucesso nos saques abertos. Além disso, o ex-número 1 do mundo conseguiu duas quebras, uma em cada set.
So gentle... 😊@andy_murray massages a winner into the open court at #MMOPEN pic.twitter.com/bJU6ETgpjx
— Tennis TV (@TennisTV) May 2, 2022
Murray também explorou o forehand de Thiem, que ainda está ajustando a melhor execução do golpe por conta da recente lesão no punho. O austríaco cometeu 33 erros não-forçados na partida, sendo 24 com sua direita. Já o britânico, apesar de disputar seu primeiro jogo no saibro neste ano, fez um jogo sólido do fundo de quadra e também se deu bem nas execuções de slices e drop-shots. Ele cometeu apenas 13 erros na partida e terminou o jogo com 20 winners contra 26.
Quando a partida terminou, Murray cumprimentou Thiem junto à rede com boas palavras. Com duas cirurgias no quadril, ele sabe o que é passar por um longo afastamento. "É muito bom ter você de volta ao circuito, siga em frente. Vai demorar um pouco, mas você vai ficar bem".
"Keep going. It takes time but you'll be fine"
— Tennis TV (@TennisTV) May 2, 2022
A sentiment we can all agree with ❤@andy_murray @domithiem #MMOPEN pic.twitter.com/vr2QYTlexe