Notícias | Dia a dia
Centro de tênis ucraniano é devastado pela guerra
21/04/2022 às 10h44

Centro de tênis ucraniano foi alvo dos bombardeios russos e acabou totalmente destruído

Foto: Federação Ucraniana de Tênis

Irpin (Ucrânia) - Situada nos arredores da sitiada Kiev, a cidade ucraniana de Irpin foi uma das mais atingidas pelos ataques russos. É justamente lá, a 21 km da capital, que fica (ou pelo menos ficava) o centro de tênis da Federação Ucraniana de Tênis, que agora é apenas escombros depois de ser arrasado em meio à invasão das forças comandadas pelo presidente russo Vladimir Putin.

As sete quadras que já receberam a nata do tênis ucraniano, juntamente com toda a infraestrutura do local, infelizmente não existem mais. O complexo já sediou competições do circuito da ITF, incluindo torneios juvenis e seniores, além de uma série de competições de Tennis Europe e campeonatos nacionais.

“Quando vimos o que estava acontecendo nesta região, não tínhamos bons sentimentos. No entanto, quando vimos as fotos, ficamos arrasados”, disse o vice-presidente e diretor executivo da Federação Ucraniana de Tênis, Evgeniy Zukin em entrevista ao site da ITF, na qual ele lamenta a total destruição do centro de treinamento por causa da guerra.

“Era nosso objetivo criar um centro que fizesse parte da federação, que pudesse desenvolver jogadores e sediar torneios. Provou-se incrivelmente bem sucedido. Agora, não há nada, tudo foi varrido e destruído. Em algumas fotos você pode ver rastros de tanques. Um de nossos jardineiros tirou as fotos, mas não é seguro lá. Ainda há bombas nas quadras de tênis que não explodiram”, acrescentou.

Felizmente, todos os funcionários da Federação Ucraniana de Tênis estão seguros e contabilizados, com alguns fugindo para a Polônia e a Alemanha, enquanto outros optaram por ficar na Ucrânia. “Nossas quadras de tênis e vida no tênis não se comparam às atrocidades que aconteceram e viram milhares de mortos. Temos muita sorte de estarmos seguros”, disse Zukin.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva