Notícias | Dia a dia
Monteiro elimina top 50 e já terá Khachanov na 5ª
20/04/2022 às 17h23

Monteiro vai jogar pelo sétimo dia seguido no circuito

Foto: Serbia Open

Belgrado (Sérvia) - Apesar da maratona de jogos com pouco tempo de descanso entre uma partida e outra, Thiago Monteiro venceu seu quarto jogo seguido no ATP 250 de Belgrado e foi desde o quali até as quartas de final do torneio em quadras de saibro na capital sérvia. O número 1 do Brasil e 110º do mundo venceu nesta quarta-feira o cabeça 8 local Filip Krajinovic, 45º do ranking, com parciais de 6/4 e 6/1 em 1h28 de partida.

Este foi o sexto dia seguido com jogos para Monteiro no circuito, já que ele foi semifinalista do challenger de Madri na semana passada, viajou para Belgrado na manhã de domingo e estreou no quali no mesmo dia, iniciando sua sequência de vitórias no torneio. E o cearense não terá descanso. Seu jogo das quartas de final já está marcado para esta quinta-feira, por volta das 13h (de Brasília) diante do cabeça 3 do torneio e número 26 do mundo Karen Khachanov.

Diferente do que acontece com Monteiro nesta semana em Belgrado, Khachanov ainda não entrou em quadra pela competição. O ex-top 10 estrearia nesta quarta-feira, já pelas oitavas de final, mas foi beneficiado pela desistência de Roman Safiullin por lesão no pé direito. Khachanov venceu o único duelo anterior contra o brasileiro, disputado na grama de Wimbledon em 2017.

Monteiro aprova bom desempenho, mas se surpreende com programação
"Fiz uma grande partida e me senti muito bem na quadra, apesar do frio e do horário, mas estou muito feliz com o resultado. Estou me preparando há algumas semanas para que o meu jogo fique cada vez melhor. Gosto de jogar aqui, acho que as condições são muito boas para o meu estilo de jogo", disse Monteiro, durante a entrevista em quadra.

"Estou muito contente com o resultado e com a sequência de bons jogos que venho fazendo. Manter essa consistência é o mais importante," acrescenta o número 1 do Brasil. "Hoje eu joguei em um nível altíssimo do começo ao fim e quando as chances apareceram eu aproveitei. Consegui variar bem o jogo. Foi muito positivo".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Thiago Monteiro (@thiagomonteiro94)

O cearense também comentou sobre a maratona de jogos das últimas semanas. "É curioso, porque eu joguei em Madri no sábado e depois eu viajei no domingo de manhã aqui para Belgrado para estrear no quali no mesmo dia. Foram muitos jogos em dias consecutivos. Estou até surpreso por já jogar amanhã de novo, porque normalmente as quartas de final são só na sexta-feira, mas vou tentar descansar bem e ficar pronto para o meu jogo. Ainda bem que não está muito tarde e eu terei tempo de fazer uma boa recuperação para o jogo de amanhã".

O número 1 do Brasil tenta voltar ao top 100
A campanha até as quartas de final do ATP de Belgrado está rendendo 57 pontos na ATP para Monteiro, sendo 12 por ter furado o quali, passando pelo italiano Giulio Zeppieri e pelo bósnio Damir Dzumhur, e mais 45 pelas vitórias na chave principal, tendo superado o português João Sousa antes de vencer Krajinovic. O cearense de 27 anos não defende nada nesta semana, mas teria que descartar 16 pontos de seu pior resultado válido. Sendo assim, os resultados de momento ainda não são suficientes para recolocá-lo no top 100.

Monteiro não teve o serviço quebrado na partida
Logo em seu primeiro game de saque, Thiago Monteiro já teve que escapar de três break-points. Mas depois disso, o número 1 do Brasil não teria mais seu serviço ameaçado em nenhum outro momento da partida. O set inicial teve apenas uma quebra, conquistada por Monteiro no penúltimo game da parcial. O canhoto cearense aproveitou a chance em um game com poucos primeiros serviços em quadra por parte do adversário e conseguia buscar winners com maior frequência.

Já no segundo set, Monteiro teve o total domínio da partida e logo de cara conseguiu duas novas quebras, além de só perder um ponto no saque para abrir 4/0 no placar. Bem adaptado às condições do torneio, apesar de a quadra estar mais pesada por ser um jogo noturno e por ter chovido por mais de duas horas nesta quarta-feira, o cearense estava confortável em suas ações do fundo de quadra e fez ótimo uso dos drop-shots.

Vencendo por 5/1, o número 1 do Brasil voltou a pressionar o saque de seu rival e criou cinco match-points. Apesar de errar algumas devoluções nas primeiras chances, ele conseguiu aproveitar uma das chances para quebrar de novo e fechar a partida. Ele terminou o jogo tendo conquistado quatro quebras em nove break-points.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva