Istambul (Turquia) - Cabeça de chave número 2 e atual campeã do WTA 250 de Istambul, a romena Sorana Cirstea fez valer o seu favoritismo nesta quarta-feira, mas teve trabalho para sair de quadra com a vitória, precisando salvar dois match-points para buscar a virada diante da holandesa Arantxa Rus, contra quem marcou parciais de 3/6, 6/1 e 7/5.
Garantida nas quartas de final do torneio, disputado no saibro e com premiação de US$ 239.477, a romena terá pela frente a surpreendente austríaca Julia Grabher, que furou o quali e na segunda rodada foi a responsável pela eliminação da suíça Jil Teichmann, quinta pré-classificada, que foi superada com duplo 6/4.
A Cirstea come🔙
— wta (@WTA) April 20, 2022
🇷🇴 @sorana_cirstea saves two match points and moves into the quarterfinals after defeating Rus!#TennisChampIstanbul pic.twitter.com/XpneoEqLtH
Também já se garantiu entre as oito melhores do torneio a húngara Anna Bondar, que levou a melhor para cima da espanhola Nuria Parrizas, triunfando com parciais de 6/4 e 6/2. Ela espera agora pela vencedora da partida entre a quali romena Ana Bogdan e a russa Veronika Kuderemetova, terceira favorita ao título.
Ainda pela primeira rodada, a cabeça de chave número 1 Elise Mertens se despediu prematuramente do evento. A belga sentiu lesão na perna direita e desistiu da partida contra Rebecca Peterson quando perdia com o placar de 7/5 e 4/1. A sueca terá pela frente a cazaque Yulia Putintseva, algoz da polonesa Magda Linette, contra quem anotou parciais de 7/6 (8-6) e 6/4.
Também caiu logo na estreia a quarta mais bem cotada, a ucraniana Anhelina Kalinina, que levou a virada da croata Petra Martic com 3/6, 7/5 e 7/6 (5). Já as favoritas Ajla Tomljanovic e Sara Sorribes seguiram adiante. Cabeça 6, a australiana bateu a compatriota Jaimee Fourlis com parciais de 6/1 e 6/3, enquanto a espanhola sétima pré-classificada superou a chinesa Qiang Wang com 6/3 e 6/2.