Notícias | Dia a dia
Swiatek diz que terá rápida transição para o saibro
19/04/2022 às 20h10

Swiatek estreia nesta quarta-feira em Stuttgart em busca da 20ª vitória seguida

Foto: Jimmie48/WTA

Stuttgart (Alemanha) - Em excelente fase no circuito, a número 1 do mundo Iga Swiatek inicia a temporada de saibro nesta quarta-feira. Ela fará sua estreia no WTA 500 de Stuttgart por volta das 9h (de Brasília). A polonesa de 20 anos enfrentará a alemã vinda do quali Eva Lys, também de 20 anos e 342ª do ranking. Swiatek chega para o torneio invicta há 19 jogos e vencedora dos três primeiros WTA 1000 da temporada, em Doha, Indian Wells e Miami, e acredita que terá rápida transição para o saibro.

"Tive meu primeiro treino na quadra central hoje. Ainda sinto que preciso de mais dois treinos para me acostumar com a superfície. Mas acho que estou pronta, porque a transição de quadras duras para quadras de saibro costuma ser bastante rápida para mim", disse Swiatek, durante a entrevista coletiva desta terça-feira em Stuttgart.

A polonesa ponderou que as condições de jogo em Stuttgart são um pouco diferentes em comparação com outros eventos no saibro, por conta de o torneio alemão ser disputado em quadras cobertas. "Jogar nesta superfície é mais desafiador porque nunca joguei aqui. Então, não tenho experiência. É mais escorregadio, tenho que estar ciente disso na minha partida e apenas superar algumas dúvidas que vou ter em termos de correr porque parece um pouco diferente. Por outro lado, sei que isso é como um grande passo intermediário entre a quadra dura e o saibro normal".

+ Swiatek quer continuar igual após o número 1
+ Swiatek associa jogo agressivo à troca de técnico
+ Blog: Swiatek pensa grande e tem motivos para isso

"Então, vou usar isso como uma nova experiência e aprender a jogar nesse saibro. Acho que a transição para o saibro normal será bem fácil a partir daqui. Então, estou realmente ansiosa pela temporada de saibro e sei que será intensa. Com certeza, focar na recuperação e em uma boa preparação física será importante. Então, agora estamos trabalhando nisso", explica a nova líder do ranking mundial.

Campeã de Roland Garros de 2020 e do WTA 1000 de Roma em 2021, Swiatek conquistou seus primeiros títulos importantes jogando no saibro. Já no início da atual temporada, com a chegada do técnico Tomasz Wiktorowski, passou a jogar de forma agressiva e a ter resultado mais consistentes também nas quadras de piso duro.

"Estou jogando no saibro há dois dias, mas com certeza preciso ter mais variedade, atacar mais, mas também jogar no mesmo estilo que joguei no ano passado, com top spin mais alto. Ter essas duas opções é realmente útil porque eu posso me ajustar e escolher o melhor tipo de jogo para jogar contra meu oponente. E, honestamente, acho que posso fazer as duas coisas e o maior desafio será quando escolher a tática certa ou a habilidade certa. Então me sinto mais confiante agora, porque tenho apenas mais opções. Ainda aqui a superfície é bem rápida, então acho que vou usar isso", avaliou a tenista que tem 28 vitórias e apenas três derrotas em 2022.

Importante trabalho com psicóloga esportiva 
Swiatek também falou sobre o trabalho de longo prazo que faz com a psicóloga esportiva Daria Abramowicz, que a auxilia para assuntos de dentro e fora das quadras. "No começo quando eu queria trabalhar com um psicólogo pensando nas coisas que estão acontecendo na quadra. Mas depois eu percebi que tudo que está acontecendo na minha vida realmente influencia no meu desempenho. Também achei muito bom trabalhar com a Daria. Eu me sinto muito confortável e que realmente posso confiar nela. Então, percebi que se eu também posso ter mais confiança fora da quadra, tenho uma saúde mental melhor e me se sinto mais calma na vida e satisfeita. Então, agora estamos trabalhando em tudo".

Confira a programação desta quarta-feira em Stuttgart.

Quadra Central - 7h30
Petra Kvitova (TCH) vs. [6]Karolina Pliskova (TCH)
[1]Iga Swiatek (POL) vs. [Q]Eva Lys (ALE)
Não antes de 12h
[Q]Storm Sanders (AUS) vs. [8]Emma Raducanu (GBR)
Não antes de 13h30
[5]Anett Kontaveit (EST) vs Angelique Kerber (ALE)
[C]Laura Siegemund (ALE) vs. Tamara Zidansek (ESV)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva