Notícias | Dia a dia
Andreescu retorna ao tênis após sete meses e vence
19/04/2022 às 18h57

Andreescu disputa seu primeiro torneio desde outubro do ano passado

Foto: Porsche Tennis Grand Prix

Stuttgart (Alemanha) - A rodada desta terça-feira pelo WTA 500 de Stuttgart marcou o retorno de Bianca Andreescu às competições. O torneio alemão em quadras de saibro é o seu primeiro desde outubro do ano passado em Indian Wells. A ex-número 4 do mundo e campeã do US Open de 2019 demorou alguns games para se sentir realmente à vontade em quadra, mas superou a convidada local Jule Niemeier, 108ª do ranking, por 7/6 (7-5) e 6/3 em 1h44 de partida.

Andreescu se afastou das competições nos últimos meses para cuidar da saúde mental e reconhece que pensou até mesmo em parar de jogar. Apesar de ter apenas 21 anos, a canadense já teve que lidar com uma grave lesão no joelho, que a deixou fora do circuito por mais de um ano, além de ter perdido torneios importantes no ano passado por Covid-19, o que comprometia ainda mais o seu ritmo de jogo.

"Eu estava sofrendo muito mentalmente e não estava aproveitando. Eu não me identificava mais com o esporte que eu amo quando eu perdia. Pode parecer dramático, mas eu me odiava quando perdia um jogo", comentou Andreescu durante a entrevista em quadra. "E antes disso, eu amava o tênis e adorava estar em quadra, independentemente dos resultados. E é com essa mentalidade que eu quero estar neste ano".

A canadense também foi perguntada sobre suas metas para a sequência da temporada, especialmente os torneios no saibro, já de olho em Roland Garros. "Antes eu era muito orientada pelos resultados, mas acho que agora se eu estiver com a mentalidade certa e me preparar da melhor maneira possível, os resultados virão naturalmente. Então tenho que focar mais nisso", acrescenta a canadense, que agora desafia a número 4 do mundo Aryna Sabalenka, para quem perdeu no único duelo anterior.

Como era esperado, Andreescu teve dificuldades nos primeiros games da partida, especialmente com a movimentação pela falta de ritmo e pouca bagagem no saibro, e sofreu uma quebra logo cedo. Assim, já começou perdendo por 3/1 e seguia sem conseguir ameaçar o serviço da alemã. Mas a canadense cresceu muito nos momentos decisivos. Ela salvou um set-point no saque quando perdia por 5/3 e devolveu a quebra na sequência, antes de vencer o primeiro set no tiebreak. A parcial teve 1h07, com Andreescu fazendo só dois pontos a mais que a rival, 47 a 45. Além disso, a alemã só aproveitou um break-point em seis chances.

No segundo set, Andreescu já não correu mais tantos riscos. A canadense não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Ela conseguiu duas novas quebras para conquistar a vitória. Andreescu liderou a contagem de winners da partida por 22 a 18 e cometeu 17 erros não-forçados, um a menos que Niemeier. Durante o segundo set, cometeu apenas seis erros.

Rybakina também avança e encara Badosa

Em outro jogo equilibrado da primeira rodada, a cazaque Elena Rybakina venceu a jovem alemã de 18 anos Nastasja Schunk, 224ª do ranking, por 7/6 (7-5) e 7/5 em 2h02 de jogo. Cada jogadora criou nove break-points e Rybakina conseguiu três quebras contra duas de Schunk. A cazaque liderou a contagem de winners por 23 a 17, mas cometeu 59 erros contra 50 da rival. Nas oitavas, a atual 19ª do ranking enfrenta a espanhola Paula Badosa, número 3 do mundo. Badosa lidera o histórico por 2 a 1.

Kasatkina reage e desafia Jabeur nas oitavas
No último jogo da rodada desta terça-feira, Daria Kasatkina precisou reagir para vencer a norte-americana de 18 anos Coco Gauff por 6/4 e 6/2 em 1h19. Kasatkina estava perdendo o primeiro set por 4/0, mas depois venceu seis games seguidos. Apesar de Gauff ter liderado a estatística de winners por 23 a 17, a norte-americana fez mais que o dobro de erros, 40 contra apenas 19. Ex-top 10 e atual 26ª do ranking aos 24 anos, Kasatkina é a próxima rival da tunisiana Ons Jabeur, número 10 do mundo. Elas já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

Confira a programação desta quarta-feira em Stuttgart.

Quadra Central - 7h30
Petra Kvitova (TCH) vs. [6]Karolina Pliskova (TCH)
[1]Iga Swiatek (POL) vs. [Q]Eva Lys (ALE)
Não antes de 12h
[Q]Storm Sanders (AUS) vs. [8]Emma Raducanu (GBR)
Não antes de 13h30
[5]Anett Kontaveit (EST) vs Angelique Kerber (ALE)
[C]Laura Siegemund (ALE) vs. Tamara Zidansek (ESV)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva