Notícias | Beach Tennis
Exibição de Beach Tennis Adaptado em Copacabana
19/04/2022 às 13h09

Treino para apresentação de Beach Tennis Adaptado.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) - O Follow the Beach Copacabana, entre os dias 20 e 24 deste mês, um dos Big 3 do esporte, terá não só as estrelas da modalidade, mas também ação inclusiva durante sua realização na praia de Copacabana.

Nesta sexta-feira, a partir das 18h, logo após a abertura oficial, será realizada uma exibição de beach tennis adaptado, que é  jogado sentado, com quatro jogadores, sendo dois paratletas e dois profissionais. A iniciativa é de Débora Morand, que criou e cuida do Vôlei Sentado de Praia, no Rio de Janeiro, e está dando iniciação e testando essa nova modalidade na capital carioca.

A rede tem 1m30 de altura, mais baixa que as habituais 1m70 do beach tennis feminino e do 1m80 do masculino, e a quadra é menor, com 4 metros de comprimento por 5m de largura (8x5 é o tamanho total). "Estamos fazendo essa apresentação para as pessoas conhecerem e para desenvolver o esporte. A modalidade é similar ao Vôlei Sentado, com quadra e redes menores. Já tenho experiência com Vôlei Sentado e por ter esse tato com deficientes o Alessandro Calbucci me chamou para fazer essa apresentação", disse Débora. Os paratletas na disputa serão Tazio de Carvalho e Alexandre Knella, o primeiro com sequelas de poliomielite e o outro amputado.

O Follow the Beach Copacabana começa nesta quarta-feira, com o Desafio das Estrelas, a partir das 18h, com jogos de duplas mistas, com 12 atletas. Serão eles Michelle Cappelletti, tetracampeão mundial; o top 10 e melhor do Brasil, André Baran; o francês Theo Irigaray e o italiano Matthia Spoto, ambos no top 10; o saque-bomba do esporte, o venezuelano Ramon Guedez, e o brasileiro Ralff Abreu, vice-campeão mundial. No feminino, estarão presentes Joana Cortez, tetracampeã mundial pelo Brasil; Rafaella Miiller, que até duas semanas era a líder do ranking e ocupa a segunda posição; sua parceira, a venezuelana Patrícia Diaz; a italiana Giulia Gasparri, atual líder do ranking, além das top 10, as italianas Sofia Cimatti, Ninny Valentini, Nicole Nobile e Veronica Casadei, a jovem brasileira Vitória Marchezini e Sophia Chow.

Na quinta-feira, serão disputadas as partidas de simples, com presença do jogador de futebol Rafael Moura, o He-Man, que vem se profissionalizando no esporte, além de Cappelleti, Ralff Abreu, Irigaray, Guedez, entre outros.

As duplas masculina e feminina largam a partir de sexta-feira, com finais previstas para o domingo a partir das 15h (mulheres) e 17h (homens).

Além das categorias profissionais, o Follow the Beach Copacabana conta com categorias amadoras, desde o Sub 12 até os veteranos acima dos 60 anos. Haverá também as disputas da Team Cup, competição por equipes, e torneio de Pais e Filhos e Duplas Masculina e Feminina nas classes A, B, C e D.

A estrutura tem 26 quadras iluminadas, sendo arquibancada da quadra central para três mil pessoas, área gastronômica, lojas e um espaço que contará com shows em todos os dias da competição. São 2.500 inscrições com cerca de 2 mil atletas confirmados nesta terceira edição da competição. Em 2020 e 2021, o Follow the Beach foi disputado em locais como Uberlândia (MG) e Campinas (SP) com grande sucesso.

Comentários