Notícias | Dia a dia
Swiatek cede só um game e vence a 18ª seguida
15/04/2022 às 13h57

Nova número 1 do mundo, Swiatek ampliou sua série de vitórias no circuito

Foto: Adam Nurkiewicz/ITF

Radom (Polônia) - Em seu primeiro jogo como número 1 do mundo, Iga Swiatek ampliou sua sequência de vitórias e ajudou a Polônia a abrir 2 a 0 no confronto contra a Romênia pelo qualificatório mundial da Copa Billie Jean King, em confronto disputado em quadra dura e coberta na cidade de Radom, na Polônia. Jogando em casa e com estádio lotado, Swiatek precisou de apenas 55 minutos e cedeu apenas um game na vitória por 6/1 e 6/0 sobre a experiente Mihaela Buzarnescu, canhota de 33 anos e 123ª do ranking.

Esta foi a 18ª vitória seguida no circuito para Swiatek. A jovem jogadora de 20 anos venceu os três primeiros WTA 1000 da temporada, em Doha, Indian Wells e Miami. Além disso, ela não perde um set desde a partida contra Angelique Kerber nas oitavas de final de Indian Wells. A partir de então, venceu dez jogos seguidos em sets diretos.

"Estou muito mais confiante agora e desenvolvi todos os aspectos do meu jogo. A série de vitórias que eu tive no circuito da WTA me deram muita confiança, ao mesmo tempo que também traz pressão para as minhas adversárias. Estou trabalhando para lidar com essa minha nova posição e espero mantê-la por muito tempo", disse Swiatek, que marcou sua quinta vitória em sete partidas de simples pela Copa Billie Jean King.

Durante a rápida partida desta sexta-feira, a número 1 do mundo sequer enfrentou break-points e só perdeu 11 pontos em seus games de serviço. Ela precisou de apenas 18 minutos para já largar com 5/0, tendo um pouco mais de dificuldade na hora de fechar o set, mas sem correr riscos. Na segunda parcial, só perdeu três pontos no saque e quebrou mais três vezes. Swiatek comentou sobre a adaptação para enfrentar uma canhota e jogar em quadra coberta.

"Eu gosto de jogar contra as canhotas e temos uma em nosso time, a Maja [Chwalinska], ela é minha parceira de treinos e uma das minhas melhores amigas. Então eu treinei muito com ela aqui, além de já ter jogado contra a Kerber e a Kvitova nas últimas semanas", comentou a polonesa. "Eu cresci jogando no saibro durante o verão e em quadras duras e cobertas no inverno. Acho que é mais complicado mudar da quadra coberta para a externa, do que o contrário, porque você tem o sol e o vento. Mas aqui as condições são sempre as mesmas. Então é bem confortável".

Linette abriu a série com vitória, Swiatek volta a jogar às 6h
Na abertura do confronto, a Polônia fez 1 a 0 com Magda Linette. A jogadora de 30 anos e 58ª do ranking derrotou Irina Begu, 63ª colocada, por 6/1, 4/6 e 6/2. O confronto será retomado neste sábado, com possibilidade de Swiatek já fechar a série. A nova número 1 do ranking enfrenta Begu a partir das 6h (de Brasília).

Se necessário, o quarto jogo terá Linette e Buzarnescu, com o quinto jogo de duplas na sequência. Quem vencer se classifica para a fase final da Copa Billie Jean King, que acontece entre os dias 8 e 13 de novembro, em sede a definir. Já quem perder jogará os playoffs nos dias 11 e 12 de novembro para tentar evitar a queda para o Grupo I.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva