Notícias | Outros
Vagas ao pré-quali de Roland Garros saem segunda
03/04/2022 às 22h16

Stephany Lima, de Jundiaí (SP), que treina em Volta Redonda, finalista dos 16 anos.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) - A segunda-feira vai marcar o dia decisivo da categoria 16 anos da segunda etapa do Circuito Infantojuvenil da TênisRJ, evento que conta pontos para o ranking estadual e também da Confederação Brasileira de Tênis. A competição acontece nas seis quadras de saibro da Rio Tennis Academy, situada no bairro de Laranjeiras. São 117 atletas dos estados do RJ, DF, SP, ES, PE, RS e TO na disputa do torneio que se encerra na terça-feira.

A categoria 16 anos, masculina e feminina, valem vaga para os campeões ao pré-quali de Roland Garros juvenil, que será realizado no Rio, em abril. Este pré-quali leva os atletas com tudo pago para Paris para disputar a chave juvenil do Grand Slam francês.

A final feminina já está definida e será entre a paulista Stephany Lima, de Jundiaí, que treina em Volta Redonda (RJ), e a pernambucana Cecilia Costa, ambas de 15 anos e com ranking mundial até 18 anos. Stephany passou por Maria Clara Bragança por duplo 6/0 enquanto que Cecília derrotou Beatriz Rangel por 6/0 6/1. "Foram jogos bons, consegui ganhar bem. Aqui lugar diferente por causa do vento, ontem fiz um jogo à noite com bastante vento, tem que ver bem o toss pois o vento pode levar. Hoje não ventava tanto, comecei bem concentrada e mantive o jogo inteiro assim", disse Stephany. Ela já enfrentou Cecília em uma oportunidade e espera partida dura na final marcada para 11h45. Ela vive o sonho de conseguir a vaga para disputar Roland Garros. "Expectativa boa, já joguei com ela, mas faz tempo, acho que será uma partida dura. Roland Garros é um torneio que gosto muito de assistir, quero jogar no profissional. Muito feliz em dar um passinho a mais para tentar a vaga no juvenil e estou bem feliz em poder estar nesta final."

O masculino teve as semifinais definidas com destaque para o menino da Rocinha, do projeto Escola Fabiano de Paula, Valter Albuquerque, o Valtinho. Ele derrotou Bruno Matta por 6/3 6/2 e encara Nicolas Oliveira, que fez duplo 6/0 sobre João Werner. Os dois jogam nesta segunda-feira a partir das 8h30. O vencedor disputa o título contra o ganhador de Juan Etchecoin e Guilherme Gomes não antes das 11h45. Gomes passou pelo atleta do projeto social Tênis da Lagoa, Antonio Vitor, por 7/5 6/0. "Foi um jogo bom com o Bruno. Vamos focar agora na semi contra o Nicolas. Já o enfrentei há um tempo e agora vou buscar a final. Se conseguir jogar o wild-card para Roland Garros será uma experiência bem legal, atuar com os melhores do Brasil na minha categoria também seria", destacou Valtinho.

O torneio definiu seu primeiro campeão neste domingo na categoria 10 anos masculino com Caio Ferreira superando Antonio Zacharias por 7/5 6/2. A segunda-feira vai definir os finalistas nas categorias 12, 14 e 18 anos. Nos 12, a atleta da Rio Tennis Academy Maria Eduarda Pessoa avançou à semifinal e enfrenta Julia Canto, sobrinha do judoca medalhista olímpico, Flávio Canto. Manoela Medina e Ada Lima se enfrentam na outra semi. Entre os meninos, Bernando Carvalho e Pedro Mello jogam uma semi enquanto que Pedro Millet e Bernardo Teixeira se enfrentam na outra.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva