Notícias | Dia a dia
Swiatek brilha e festeja nº 1 com título em Miami
02/04/2022 às 15h32

Miami (EUA) - A polonesa Iga Swiatek não poderia chegar de forma mais imponente à liderança do ranking do que fez com a conquista do WTA 1000 de Miami, acumulando 17 vitórias consecutivas e três títulos de primeira linha em sequência. Na final deste sábado, a futura número 1 do mundo se impôs diante da japonesa Naomi Osaka e triunfou com parciais de 6/4 e 6/0, depois de 1h19 de jogo.

Em sua maior sequência de vitórias da carreira, Swiatek levantou as taças dos WTA 1000 de Doha, Indian Wells e Miami, se tornando a primeira na história a vencer os três primeiros torneios deste porte de uma temporada. Ela também é apenas a quarta a conseguir o ‘double sunshine’ norte-americano, dobradinha que não acontecia desde 2016 com a bielorrussa Victoria Azarenka.

Com os três títulos de WTA 1000 seguidos, a polonesa iguala marca de Serena Williams e Caroline Wozniacki, que também venceram três torneios deste porte em sequência. A dinamarquesa é a detentora da maior série de conquistas, vencendo 5 entre o final de 2010 e o começo de 2011 (Montréal, Tóquio, Pequim, Dubai e Indian Wells).

Esta foi a quarta conquista deste nível para a polonesa de 20 anos, que tem seis ao todo, a principal delas Roland Garros em 2020. Ao bater Osaka na final por 2 a 0, Swiatek chegou à incrível marca de 20 sets consecutivos, não perdendo uma parcial desde as oitavas de final em Indian Wells.

A decisão começou parelha, embora com Iga passando mais tranquila pelos seus games de saque no primeiro set. A polonesa disputou apenas 28 pontos com o serviço na parcial contra 46 de Osaka, que sofreu bem mais para confirmar e acabou levando uma quebra em cinco oportunidades cedidas, o que foi crucial para que ela saísse atrás no placar.

Swiatek aproveitou o marcador favorável e dominou as ações na segunda parcial, elevou o aproveitamento de primeiro serviço de 39% para 77% e com isso deslanchou na partida. A polonesa faturou 72% dos pontos de saque e foi ainda melhor devolvendo, com 80% de aproveitamento, conquistando três quebras para sacramentar sua primeira vitória sobre Osaka com um 'pneu'.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva