Indian Wells (EUA) - Em ótima fase no circuito, após os títulos em Marselha e Dubai nas últimas semanas, Andrey Rublev marcou sua 12ª vitória seguida e garantiu vaga nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells. Ainda sem perder sets no torneio, ele superou nesta quarta-feira o polonês Hubert Hurkacz, número 11 do mundo, por 7/6 (7-5) e 6/4 em 1h39 de partida.
Rublev superou Hurkacz pela segunda vez seguida e igualou o histórico de confrontos entre eles, agora com duas vitórias para cada lado. Ele já havia levado a melhor há três semanas em Dubai. Já o polonês venceu no saibro de Roma em 2020 e no piso duro de Miami no ano passado.
Aos 24 anos e número 7 do mundo, Rublev está disputando o circuito sob bandeira neutra, devido às sanções esportivas à Rússia. Ele enfrenta na próxima fase o búlgaro de 30 anos Grigor Dimitrov, 35º do ranking e semifinalista na edição passada do torneio. Eles já protagonizaram quatro duelos, com duas vitórias para cada lado.
Dozen Up 👌
— Tennis TV (@TennisTV) March 17, 2022
A 12th straight win for @AndreyRublev97, who beats Hurkacz 7-6 6-4 to reach the Indian Wells quarter-finals for the first time! pic.twitter.com/Iwi2ZXRmS9
O primeiro set teve uma quebra para cada lado, antes da definição no tiebreak. Rublev perdeu break-points no 4/4 e 5/5 e teve que sacar muito bem quando perdia por 5/4 e 6/5, antes de vencer a parcial. Já no segundo set, o russo não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de saque, sendo apenas um quando colocou o primeiro serviço em quadra. A única quebra do segundo set veio no último game da partida.
Cada tenista disparou nove aces na partida. Hurkacz liderou a estatística de winners por 39 a 19, mas cometeu 35 erros não-forçados contra 35 de Rublev. O número 7 do mundo criou oito break-points na partida, aproveitando um em cada set e só teve o serviço ameaçado duas vezes em todo o jogo.