Notícias | Dia a dia
Bia vence e volta às quartas na WTA após 3 anos
02/03/2022 às 19h22

Bia tenta voltar a uma semifinal no circuito da WTA

Foto: Abierto GNP Seguros
Mário Sérgio Cruz

Monterrey (México) - Em seu segundo compromisso pelo WTA 250 de Monterrey, Beatriz Haddad Maia marcou mais uma vitória e garantiu vaga nas quartas de final do torneio mexicano em quadras de piso duro. Vinda de um triunfo em três sets sobre a húngara Panna Udvardy na estreia, Bia superou nesta quarta-feira a chinesa Xinyu Wang, jovem de 20 anos e 90ª do ranking, por duplo 6/2 em 1h15 de partida. Foi a segunda vitória de Bia sobre Wang no circuito.

"Hoje foi um jogo muito sólido. Eu estava agressiva e consegui jogar um tênis de alto nível, diferente do que havia acontecido na primeira rodada", disse Bia a TenisBrasil após a partida desta quarta-feira. "Eu saquei muito bem, devolvi muito bem, mas o ponto principal foi a minha condução mental. Eu estava com a mente muito equilibrada, estava com tudo claro dentro da minha cabeça e acho que é por isso que eu saí com a vitória hoje".

Com o resultado, Bia chega às quartas de final de simples em torneio na elite do circuito da WTA (a partir de 250) pela primeira vez desde 2019, ano em que foi semifinalista no saibro de Bogotá e também chegou às quartas de final no piso duro de Acapulco. Sua melhor campanha segue sendo a final de Seul, em 2017, quando ela foi superada pela então top 10 Jelena Ostapenko na decisão.

A campanha até as quartas de final em Monterey também rende 60 pontos no ranking da WTA. A número 1 do Brasil e 69ª do mundo precisa descartar 29 pontos de seu 16º e último resultado válido. Dessa forma, está avançando por enquanto em torno de cinco posições. A paulista de 25 anos tenta se aproximar da melhor marca de sua carreira, que foi o 58º lugar. O torneio no México vale 280 no total e pode levá-la pela primeira vez ao top 50 em caso de título.

Bia terminou o jogo com 7 aces e não sofreu quebras
A vantagem de Bia começou a ser construída ainda no início da partida. Ela confirmou seus três primeiros games de serviço com apenas um ponto perdido no saque e ainda conseguiu duas quebras. A brasileira fazia um jogo firme do fundo de quadra e conseguia, muitas vezes, jogar em cima das linhas, comandando os pontos com seu forehand. Bia escapou de dois break-points quando sacava para o set e conseguiu vencer a parcial.

Já no segundo set, Bia novamente correu poucos riscos no saque, salvando apenas mais um break-point, e conseguiu duas novas quebras para fechar o jogo. Com bons números no saque, a canhota paulista disparou sete aces e não sofreu quebras de serviço, enfrentando apenas três break-points em toda a partida. Ela venceu 74% dos pontos disputados em seus games de saque e 82% dos pontos com o primeiro serviço, 28 em 34 possíveis.

Duelo contra Bouzkova ou Martic nas quartas
A próxima adversária de Bia em Monterrey virá da partida entre a tcheca Marie Bouzkova, 81ª do ranking e vinda de um vice-campeonato em Guadalajara na última semana, e a experiente croata de 31 anos Petra Martic, ex-top 15 e atual 85ª colocada, algoz da cabeça 3 Madison Keys na rodada de estreia do torneio. Bia tem uma vitória e uma derrota contra Martic e ainda não enfrentou Bouzkova no circuito.

"Eu e a Martic já nos enfrentamos, mas foi há bastante tempo. Com a Bouzkova, eu já estivei em muitos torneios junto com ela. Inclusive, ela treinava na IMG, então eu conheço mais o jogo dela. São duas jogadoras agressivas, e que vêm de bons resultados, que jogam em alto nível de tênis. Mas independentemente de contra quem for, eu tenho que pensar nas minhas coisas e no que está no meu controle", avaliou a paulistana. 

"Acho que essa é a maior mentalidade que eu venho criando nessas últimas semanas, durante esse trabalho com o Rafa [Paciaroni, seu treinador]. Então, independente de contra quem eu jogar, me sinto preparada. Venho fazendo coisas boas. Não é à toa que o meu tênis apareceu hoje no jogo. Esse é o meu nível de tênis. É nesse nível que estou treinando, e tem tudo para ser um jogo muito bom".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva