Notícias | Dia a dia
ITF suspende as equipes da Rússia e de Belarus
01/03/2022 às 15h57

Equipe russa é atual campeã da Davis e também da Copa Billie Jean King e da Davis Júnior

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou na tarde desta terça-feira a suspensão das equipes da Rússia e de Belarus das competições internacionais. Dessa forma as equipes desses países não podem participar de eventos como a Copa Davis e a Copa Billie Jean King em 2022, além de equivalentes para juvenis, cadeirantes e veteranos. Outro dado importante é que os dois países perdem o direito a voto na Assembleia Geral da ITF.

Belarus enfrentaria o México pelo Grupo Mundial I da Copa Davis entre os dias 4 e 5 de março e a Bélgica pelo qualificatório mundial Copa Billie Jean King entre os dias 14 e 15 de abril. Já as equipes russas entrariam diretamente nas fases finais dos torneios, por serem os atuais campeões tanto entre os homens quanto entre as mulheres. O time russo também venceu a Copa Davis Júnior do ano passado.

Além disso, a ATP, a WTA e a organização dos Grand Slam também emitiram um comunicado sobre a suspensão desses países das competições. Tenistas da Rússia e de Belarus podem continuar atuando individualmente no circuito, mas sob bandeira neutra. Por hora, eles não poderão utilizar nome, bandeira ou hino de seus países.

Moscou fora do calendário do circuito
Outra decisão anunciada nesta terça-feira é a suspensão do torneio de Moscou. A competição em quadras duras e cobertas aconteceria entre os dias 17 e 23 de outubro e reuniria um WTA 500 e um ATP 250. Na semana passada, a ITF já havia anunciado o cancelamento de seus torneios previstos para a Rússia. 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva