Notícias | Dia a dia
Sabalenka perderá vice-liderança para Krejcikova
25/02/2022 às 17h33

Sabalenka tinha 900 pontos no ranking a defender nesta semana em Doha

Foto: Qatar Total Energies Open

Doha (Qatar) - A eliminação nas quartas de final do WTA 1000 de Doha terá impacto direto no ranking de Aryna Sabalenka. A bielorrussa tinha 900 pontos a defender, referentes ao título conquistado ainda na edição de 2020 do torneio. Os pontos de dois anos atrás serão retirados de seu ranking na próxima segunda-feira e ela deixará de ser a número 2 do mundo.

Superada pela oitava colocada Iga Swiatek com parciais de 6/3 e 6/2 na última quinta-feira, Sabalenka só conseguiu manter 190 pontos de Doha. Com isso, a bielorrussa de 23 anos será ultrapassada pela tcheca Barbora Krejcikova, que assume a vice-liderança do ranking pela primeira vez na carreira.

Aos 26 anos, Krejcikova vive um momento de notória evolução no circuito e isso aparece também no ranking. A atual campeã de Roland Garros só entrou no top 100 de simples em outubro de 2020 e iniciou a temporada passada no 65º lugar. Há exatamente um ano, ocupava a 63ª colocação.

A tcheca deu um salto no ranking em março do ano passado quando chegou à final em Dubai, torneio que era um WTA 1000 na última temporada. Com isso, foi para o 38º lugar. No fim de maio, venceu seu primeiro WTA 250 em Estrasburgo, subindo para 33ª posição. Logo depois, veio a conquista de Roland Garros e a vaga no top 15. Pouco depois, em agosto, chegou ao top 10, após o título em Praga e boas campanhas em Wimbledon e Cincinnati.

Na reta final de 2021, Krejcikova também chegou às quartas de final do US Open, às oitavas em Cincinnati e disputou o WTA Finals em Guadalajara. Ela terminou o ano como número 5 do mundo. Já na atual temporada, disputou uma final em Sydney e chegou às quartas do Australian Open para assumir a terceira posição. Mesmo sem fazer boas campanhas em Doha e Dubai nas últimas semanas, e até mesmo com a perda de pontos do ano passado, ela será beneficiada pela queda de Sabalenka para ter o melhor ranking da carreira.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva