Notícias | Dia a dia
Vesely derruba Djokovic e define novo número 1
24/02/2022 às 14h09

Dubai (Emirados Árabes) - A disputa da semana pelo número 1 acabou nesta quinta-feira com a derrota do sérvio Novak Djokovic nas quartas de final do ATP 500 de Dubai, superado pelo tcheco Jiri Vesely, que saiu do quali para surpreender o atual líder do ranking em sets diretos, marcando parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), depois de 1h59 de confronto.

Um dos poucos jogadores no circuito que nunca perderam para Djokovic, Vesely tem agora duas vitórias em dois confrontos com o sérvio, repetindo o feito do Masters 1000 de Monte Carlo de 2016. Os dois poderiam ter se cruzado naquele mesmo ano na segunda rodada do US Open, mas o tcheco desistiu antes da partida.

Atual 123 do mundo, o tcheco de 28 anos já foi 28º no ranking e com sua vitória acabou interferindo na liderança da ATP. Isso porque Djokovic tinha de defender os 500 pontos por seu atual título no torneio e perderá portanto 410. Do outro lado do Oceano, o russo Daniil Medvedev já está nas quartas de Acapulco e anotou 90 pontos, situações que o definem como novo número 1, o primeiro que não integra o Big 4 desde fevereiro de 2004.


Jogo emocionante
Vesely não poderia começar melhor na partida, vendo o rival sérvio encarar um 15-40 logo no primeiro game e ser quebrado depois de salvar dois break-points. Djokovic reagiu e empatou em 2/2, mas o tcheco se manteve firme e anotou mais um break no sétimo game. Ele então administrou a vantagem até o final e levou o primeiro set.

Na segunda parcial o equilíbrio foi uma das marcas, com poucas chances para cada um dos lados. Vesely se aproveitou de um dos dois break-points que teve no sétimo game e saiu na frente. Djokovic não desistiu, teve duas chances para devolver a quebra no oitavo game e mais três no décimo, quando o tcheco levou o break bem quando sacava para o jogo.

Após se salvar, Djokovic encarou mais um break-point no 11º game e novamente sobreviveu. Vesely voltou aos serviços, agora para forçar o tiebreak, e desta vez confirmou. No desempate, o tcheco abriu 3-0, chegou a ver o sérvio buscar devolver o mini-break, mas obteve nova vantagem e enfim selou a vitória no primeiro match-point que teve.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva