Notícias | Dia a dia
Djokovic volta às quadras e vence a 1ª no ano
21/02/2022 às 16h52

Em Dubai, Djokovic estreia na temporada e tem liderança no ranking ameaçada

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - Em seu primeiro jogo na temporada, Novak Djokovic voltou às quadras com uma vitória na estreia do ATP 500 de Dubai. O número 1 do mundo precisou de apenas 1h14 para marcar um duplo 6/3 contra o italiano Lorenzo Musetti, jovem de 19 anos e 58º do ranking da ATP.

Djokovic estava sem jogar desde o dia 3 de janeiro, no confronto entre Sérvia e Croácia pela Copa Davis. O líder do ranking não participou do Australian Open no início da temporada, após ter seu visto de permanência no país cancelado pelas autoridades de imigração locais, em decisão confirmada posteriormente pela Justiça australiana. O torneio em Dubai não exige comprovante de vacinação para os jogadores.

O próximo adversário de Djokovic virá da partida entre o russo Karen Khachanov, 26º do ranking, ou o australiano Alex de Minaur, 32º colocado. Ele lidera o histórico de confrontos contra o russo por 4 a 1 e nunca enfrentou De Minaur no circuito. O quadrante ainda conta com o espanhol Roberto Bautista Agut, cabeça 8 do torneio e vindo de título em Doha.

Outro desafio para Djokovic nesta semana é a tentativa de manter a liderança do ranking mundial. Ele é ameaçado pelo russo Daniil Medvedev, que está jogando em Acapulco e depende apenas dos próprios resultados. Se Medvedev for campeão no México, será o novo número 1 independentemente dos resultados de Djokovic em Dubai. Além disso, o sérvio não pode perder antes das quartas, caso contrário, será ultrapassado por Medvedev mesmo que o russo perca na primeira rodada em Acapulco.

O primeiro set durou 36 minutos e Djokovic fez um winner a mais, 8 a 7, enquanto cometeu 10 erros não-forçados contra 5 de Musetti. A parcial teve apenas uma quebra, obtida pelo sérvio ainda no quarto game. Na sequência, ele teve que reverter um 0-40 para não ter mais o saque ameaçado até o fim da parcial.

Em que pese a falta de ritmo de jogo e a necessidade de ser testado em alto nível com maior frequência durante a temporada, o sérvio conseguiu fazer um jogo consistente do fundo de quadra e sacou bem nos momentos de pressão. No segundo set, Djokovic conseguiu duas novas quebras e escapou de todos os quatro break-points que enfrentou. Ele terminou o jogo com 19 a 17 em winners e 14 a 10 em erros.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva