Notícias | Copa Davis
Fase de grupos da Davis acontecerá em setembro
17/02/2022 às 11h10

Equipe russa é a atual campeã da Copa Davis, disputando a fase final em Madri no ano passado

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) e a promotora Kosmos anunciaram nesta quarta-feira que a fase de grupos da Copa Davis acontecerá no mês de setembro. Isso vale já para a edição de 2022 e também para os próximos anos. Os jogos serão realizados em quatro cidades diferentes, com cada uma recebendo um grupo de quatro equipes entre os dias 14 a 18 de setembro deste ano.

Já as disputas das quartas de final em diante serão realizadas entre os dias 23 a 27 de novembro, em um local ainda a ser anunciado pelos organizadores do evento. As mudanças no formato da competição foram feitas após o feedback de jogadores e capitães para aliviar a pressão sobre o calendário e visando encerrar a temporada uma semana mais cedo em comparação com 2021.

Campeã e vice no ano passado, a Federação Russa de Tênis e a Croácia, além das convidadas Sérvia e Grã-Bretanha, são as quatro nações que já garantiram sua vaga na fase de grupos de 2022. As outras doze vagas serão definidas durante o qualificatório mundial, que acontece em março. O Brasil tentará uma vaga enfrentando a Alemanha no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 5 do próximo mês.

"Estamos comprometidos em manter os elementos tradicionais e a atmosfera que tornam a Copa Davis tão única. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que também precisamos nos manter flexíveis às necessidades das nações, jogadores, dos torcedores e do jogo como um todo", disse David Haggerty, presidente da ITF. "Estamos orgulhosos do que alcançamos com as mudanças iniciais feitas nas finais da Copa Davis nos últimos anos e estamos comprometidos com o desenvolvimento contínuo da competição para o benefício de todos os envolvidos".

Com 16 países participantes na fase de grupos, classificam-se para as quartas de final os dois melhores de cada chave. Segundo a ITF, o processo de licitação para a escolha das sedes está em andamento e as cidades selecionadas devem ser anunciadas em março.

Comentários