Notícias | Dia a dia
Monteiro desafia Berrettini no último jogo da quinta
16/02/2022 às 23h01

Rio de Janeiro (RJ) - A tão aguardada estreia do italiano Matteo Berrettini no Rio Open está marcada para esta quinta-feira, no último jogo da rodada, no Jockey Club Brasileiro. E o adversário do número 6 do mundo é o brasileiro Thiago Monteiro. Quem também estreia nesta quinta é o norueguês Casper Ruud, 8º do mundo, contra o argentino Francisco Cerundolo, às 16h30, no estádio principal. Já o espanhol Carlos Alcaraz retorna à quadra contra o argentino Federico Delbonis.

Depois de alternar os dias de treino com passeios pelo Rio em companhia da família, Berrettini fará sua estreia no torneio na cidade onde sua avó Lúcia nasceu. A expectativa é das melhores. "Eu sempre quis jogar aqui por ter uma conexão especial com o país. Minha avó é brasileira e, por isso, tinha esse desejo de jogar o Rio Open”, disse o vice-campeão de Wimbledon no ano passado.

Será o primeiro jogo entre Berrettini e Monteiro no circuito. O cearense recebeu convite da organização e tem como melhor resultado no Rio Open as quartas em 2017. Também foi nas quadras do Jockey que ele marcou a sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9 do mundo. "A gente trabalha e treina para enfrentar grandes jogadores. O Berrettini é um tenista perigoso, com o saque e a direita muito potentes. Tenho que jogar solto, manter um nível alto e ser agressivo", disse o número 1 do Brasil.

A rodada de quinta também marcará a estreia de Ruud. O jovem de 23 anos vem em ascensão na carreira. No ano passado, conquistou cinco títulos, e em 2022 já tem mais um, o ATP de Buenos Aires - no total são sete. O oitavo do mundo fez semifinal no Rio Open em 2017. Também será o primeiro jogo entre ele e Cerundolo, que alcançou o top 100 pela primeira vez neste ano.

Depois de virar o jogo da estreia, Alcaraz retorna à quadra central para enfrentar o experiente Delbonis. O jovem de 18 anos viveu altos e baixos na estreia diante do compatriota Jaume Munar. Delbonis, de 31, já avançou às quartas no Rio em duas oportunidades, em 2015 e 2016m e na semana passada foi semifinalista no ATP 250 de Buenos Aires.

A rodada será completada pelo duelo entre o italiano Lorenzo Sonego e o sérvio Miomir Kecmanovic, às 16h30, na quadra 1. Sonego leva vantagem nos confrontos, com três vitórias e duas derrotas, mas no último encontro, no Australian Open em janeiro, o sérvio saiu vencedor. Kecmanovic é um dos fortes nomes da nova geração, disputa o Rio Open pela primeira vez, e passou pelo qualificatório.

Veja a programação completa desta quinta-feira no Jockey Club Brasileiro:
Quadra Guga Kuerten - 16h30
[SE]Francisco Cerundolo (ARG) vs, [2]Casper Ruud (NOR)
Não antes das 19h
Federico Delbonis (ARG) vs, [7]Carlos Alcaraz (ESP)
[1]Matteo Berrettini (ITA) vs. [C]Thiago Monteiro (BRA)

Quadra 1 - 16h30
[6]Lorenzo Sonego (ITA) vs. [Q]Miomir Kecmanovic (SER)
[3]Jamie Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA) vs. Benoit Paire (FRA)/Albert Ramos-Vinolas (ESP)
[1]Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) vs. Carlos Alcaraz/Pablo Carreño (ESP)

Quadra 2 - 17h00
[Q]Pablo Andujar (ESP)/Pedro Martinez (ESP) vs. Simone Bolelli/Fabio Fognini (ITA) ou [4]Ariel Behar (URU)/Gonzalo Escobar (EQU)
Santiago Gonzalez (MEX)/Andres Molteni (ARG) vs. Lorenzo Sonego/Andrea Vavassori (ITA)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva