Notícias | Dia a dia
Sete brasileiros estreiam no juvenil de Porto Alegre
13/02/2022 às 20h40

Matheus de Lima será um dos juvenis em ação no torneio e desafia cabeça 1

Foto: Arquivo

Porto Alegre (RS) – Terá início nesta segunda-feira a chave principal do Brasil Juniors Cup, um dos mais importantes torneios infantojuvenis do circuito mundial de tênis. A partir das 9h, as disputas na categoria 18 anos terão início na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS). As categorias 12, 14 e 16 anos serão realizada na Sogipa, também na capital gaúcha.

Na categoria 18 anos, a principal do evento, são sete brasileiros que fazem suas estreias nesta segunda. A carioca Gabriela Felix, campeã do pré-quali que valia vaga na chave principal, enfrenta a canadense Mia Kupres, 51ª do ranking mundial. No mesmo horário, às 9h, a catarinense Carolina Laydner (232ª) enfrenta a peruana Lucciana Alarcon (66ª).

Melhor brasileira no ranking ITF, a paulista Ana Candiotto (121ª) terá pela frente a canadense Annabele Xu (49ª), enquanto Olivia Carneiro (370ª) enfrenta a paraguaia Leyla Risso (79ª).

Entre os garotos, William Norton (484º) joga contra o colombiano Camilo Gomez (159º) e João Schiessl (188º) duela com o paraguaio Martin Puerto (41º). Logo na estreia, o paranaense Matheus de Lima (332º) enfrenta o cabeça de chave número 1 do torneio, o peruano Gonzalo Bueno (7º).

O Brasil Juniors Cup tem grau de pontuação J1 no ranking, o que o coloca como um dos mais relevantes torneios do circuito juvenil, ficando abaixo apenas dos Grand Slams e dos JA. A categoria 18 anos vale pontos para o ranking mundial da ITF; as categorias 14 e 16 anos valem para o ranking sul-americano da Cosat; enquanto a categoria 12 anos pontua para o ranking nacional da CBT.

O Brasil Juniors Cup é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB - Banco de Brasília, W.A Sport, Grupo La Pastina, Cotiza Urbanismo e Prefeitura de Porto Alegre. Apoio da Federação Gaúcha de Tênis.

Programação da categoria 18 anos

Segunda-feira (14)
9h
Gabriela Felix (BRA) vs. Mia Kupres (CAN)
Kayla Cross (CAN) vs. Malwina Rowinska (POL)
Lucciana Alarcon (PER) vs. Carolina Laydner (BRA)
Nikola Dabnerova (SVK) vs. Tijana Sretenovic (SRB)
Sonya Macavei (USA) vs. Tania Sabando (ECU)

Seguido por
Annabele Xu (CAN) vs. Ana Candiotto (BRA)
Hynek Barton (CZE) vs. Yaroslav Demin (RUS)
Nicolas Mendoza (COL) vs. Leanid Boika (USA)
Gerar Lee (KOR) vs. Alexander Frusina (USA)
Camilo Gomez (COL) vs. William Norton (BRA)

Não antes de 12h30
Gonzalo Bueno (PER) vs. Matheus Lima (BRA)
Martin Puerto (PAR) vs. João Schiessl (BRA)
Gianluca Ballotta (PER) vs. Kurt Miller (USA)
Ivan Sodan (CRO) vs. Lautaro Midon (ARG)
Olivia Carneiro (BRA) vs. Leyla Risso (PAR)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva