Notícias | Dia a dia
Murray estreia bem e confirma duelo com Aliassime
09/02/2022 às 17h34

Britânico superou Bublik, que vinha de título em Montpellier no último domingo

Foto: Divulgação

Roterdã (Holanda) - Convidado para o ATP 500 de Roterdã, Andy Murray estreou com vitória no torneio holandês em quadras duras e cobertas. Murray superou nesta quarta-feira o cazaque Alexander Bublik, 31º do ranking e vindo de título em Montpellier, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/4 em 1h38 de partida.

Esta foi a sexta vitória de Murray na temporada, depois que chegou à final em Sydney e à segunda rodada do Australian Open, chegando a vencer três partidas contra adversários no top 30 do ranking mundial. O ex-número 1 do mundo ocupa atualmente o 95º lugar, aos 34 anos. Ele não aparecia entre os cem melhores do ranking desde maio de 2018. 

Murray enfrenta nas oitavas de final o canadense Felix Auger-Aliassime, terceiro cabeça de chave do torneio e número 9 do mundo. Será o segundo encontro entre eles, sendo que Aliassime levou a melhor no duelo válido pelo US Open de 2020. O britânico busca sua primeira vitória contra top 10 no ano e a 105ª na carreira. Na temporada passada, ele venceu Hubert Hurkacz em Viena e Jannik Sinner em Estocolmo.

Murray reverteu o placar no 1º set e sacou muito bem no segundo
No início do jogo, Murray teve que lidar com o estilo incomum de Bublik, que abusava das curtinhas em diferentes momentos do jogo. Recuperado de duas cirurgias no quadril, o britânico muitas vezes precisava correr para a rede, e demorou alguns games para efetivamente pegar o tempo da bola e chegar mais equilibrada. Além disso, o ex-líder do ranking seguia com bom aproveitamento no saque e também nos ralis de fundo.

Depois de salvar dois break-points ainda no começo da partida, Murray voltaria a ter o saque ameaçado quando o primeiro set estava empatado por 4/4. O britânico teve bom desempenho junto à rede e logo depois sacou muito bem. Mas dois games mais tarde, com 5/5, ele foi quebrado com uma dupla falta. Bublik sacou para fechar o set e teve um game muito ruim, permitindo o empate de Murray após levar uma passada de backhand na paralela. No tiebreak, o britânico abriu 3-0 e saque, permitiu a reação do rival após ótimas devoluções de Bublik, mas conseguiu definir a parcial. Bublik fez 24 a 18 em winners, mas 18 a 10 em erros.

No segundo set, Murray sacou muito bem e não correu riscos no saque, perdendo apenas dois pontos em seus games de serviço. Bublik salvou o primeiro break-point que enfrentou arriscando um saque por baixo, algo frequente em sua carreira. O britânico só teria uma nova chance de quebra no sétimo game e prontamente aproveitou, e manteve o bom desempenho no saque até o fim do jogo. Bublik liderou a contagem de winners por 34 a 26, mas cometeu também 34 erros contra apenas 12 de Murray.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva