Notícias | Dia a dia
Queniana é recebida com festa após vitórias no AO
04/02/2022 às 19h08

Angella Okutoyi conseguiu um resultado histórico para seu país no Australian Open juvenil

Foto: Jimmie48/WTA

Nairóbi (Quênia) - Depois de conseguir um resultado histórico para seu país ao alcançar as oitavas de final do torneio juvenil do Australian Open, a queniana de 18 anos Angella Okutoyi foi recebida com festa em sua volta para casa.

Logo após o desembarque no aeroporto da capital, Nairóbi, a queniana foi recebida por uma multidão e ganhou um buquê de flores. Depois, desfilou em carro aberto e também participou de uma clínica de tênis com Paul Wekesa, primeiro tenista do país a disputar um Grand Slam e que chegou a ser top 100 de simples da ATP em 1995.

Okutoyi foi a primeira queniana a vencer uma partida de Grand Slam no circuito juvenil depois de superar a italiana Federica Urgesi por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3. Ela ainda venceria mais um jogo, diante da australiana Zara Larke por 7/6 (7-0), 5/7 e 6/1, tornando-se a primeira jogadora de seu país a atingir a terceira rodada de um Grand Slam em qualquer nível de competição. Só então ela perdeu da sérvia Lola Radivojevic por 6/2 e 6/3.

+ Juvenis marcam 1ªs vitórias do Quênia e Irã em Slam
+ Sucesso de juvenis do Quênia e Irã anima Barty

Durante sua campanha no Australian Open, Okutoyi ganhou manchetes e destaque nas redes sociais do país. Até mesmo a atriz vencedora do Oscar Lupita Nyong'o valorizou o resultado em seu perfil no Twitter. A jogadora queniana espera que sua história inspiradora incentive outras crianças do país a praticarem o esporte.

"Fui criada em um orfanato, onde não podia pagar uma refeição. No Quênia, a maioria das pessoas que joga tênis não é rica", disse Okutoyi ao jornal queniano The Standard. "As famílias delas, assim como a minha, não têm muitos recursos. E eu só quero encorajá-las e dizer que a situação não significa que eles não possam chegar onde eu cheguei".

Okutoyi, que faz parte do Grand Slam Development Fund da ITF, teve a companhia da técnica brasileira Roberta Burzagli na Austrália. Ela subiu para a 53ª posição no ranking mundial juvenil da Federação Internacional após sua grande campanha em Melbourne.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva