Notícias | Dia a dia | Australian Open
Kyrgios e Kokkinakis faturam na dupla 1º Grand Slam
29/01/2022 às 09h55

Melbourne (Austrália) - Embora a final de duplas contasse com duas parcerias da casa, a torcida que encheu a Rod Laver Arena neste sábado não escondeu sua predileção por Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis, que retribuíram o apoio com uma vitória em sets diretos para cima dos compatriotas Max Purcell e Matthew Ebden, fechando o jogo com parciais 7/5 e 6/4.

Ao faturar seu primeiro título de Grand Slam, Kyrgios e Kokkinakis dividirão uma premiação de 675 mil dólares australianos (R$ 2,5 milhões) e os vice-campeões receberão 360 mil dólares australianos (R$ 1,35 milhão). Os campeões darão um enorme salto no ranking. Nick ganhará 219 lugares e subirá para o 40º posto, ao passo que Thanasi vai disparar 388 colocações e assumirá a 46ª posição.

Na 50ª final de Australian Open com duas duplas da casa, mas apenas a 10ª desde a Era Aberta, Kyrgios e Kokkinakis se mostraram mais afiados do que os compatriotas, não enfrentaram um break-point sequer durante todo o jogo e conseguiram pressionar Ebden e Purcell seis vezes, obtendo uma quebra em cada set, que foi suficiente em um duelo bastante parelho.

Ao faturar o título em casa, Kyrgios e Kokkinakis se tornam a primeira parceria 100% australiana desde Todd Woodbridge e Mark Woodforde a não apenas vencer um Australian Open, como também um Grand Slam. A última conquista dos Woodies em casa foi em 1997 e no geral em 2001, quando levantaram o 11º Slam da dupla em Wimbledon.

Kyrgios e Kokkinakis venceram seu primeiro Slam na tentativa da parceria de dois grandes amigos. Eles são a primeira dupla de convidados e conquistar o Australian Open. Em Grand Slam esse feito não acontecia desde 2012, quando Jonathan Marray and Frederik Nielsen levantaram a taça de Wimbledon. Os australianos também são a primeira dupla não cabeça de chave a triunfar em Melbourne desde Fabio Fognini e Simone Bolelli em 2015.

Comentários