Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal é apenas o 4ª a alcançar 500 vitórias na dura
28/01/2022 às 06h09
Felipe Priante

Melbourne (Austrália) - Embora o saibro seja a superfície favorita e de maior sucesso para o espanhol Rafael Nadal, seu desempenho no piso duro também merece bastante destaque. Ao bater o italiano Matteo Berrettini na primeira semifinal do Australian Open desta sexta-feira, ele chegou ao 500º triunfo em quadras duras para o canhoto de Mallorca desde a Era Aberta.

Nadal é apenas o quarto tenista a alcançar a marca de 500 vitórias no circuito, ficando atrás apenas do suíço Roger Federer (783), do sérvio Novak Djokovic (634) e do norte-americano Andre Agassi (592). O espanhol deixa para trás vários nomes que tiveram grande sucesso neste piso, como o norte-americano Jimmy Connors, o quinto da lista com 490 vitórias.

Outra lenda do tênis, o norte-americano Pete Sampras tem 71 vitórias a menos do que Rafa no piso duro. Já o tcheco naturalizado norte-americano Ivan Lendl sequer chegou a 400 triunfos, parando em 399. Também ficam bem atrás do espanhol os norte-americanos Jim Courier (295) e John McEnroe (289).

Ícones como Boris Becker e Marat Safin não conseguiram sequer chegar à metade das vitórias de Nadal no piso duro. O alemão encerrou a carreira com 219 vitórias e o russo com 215. Melhor brasileiro na história da ATP, o catarinense Gustavo Kuerten não conseguiu somar nem um terço dos resultados positivos do espanhol, parando em 147 vitórias.

Se em números absolutos Rafa é o quarto melhor, ele não deixa a desejar no aproveitamento, ficando apenas um pouco abaixo. O canhoto de Mallorca é o décimo melhor em percentual de triunfos no piso duro, com 77,9% de aproveitamento, novamente à frente de caras como Boris Becker e Bjorn Borg.

Comentários