Notícias | Dia a dia | Australian Open
Cilic tem grande atuação e elimina Rublev na 3ª fase
22/01/2022 às 09h47

Cilic enfrenta Aliassime na próxima rodada do Australian Open

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - O experiente Marin Cilic teve uma grande atuação neste sábado em Melbourne para derrubar Andrey Rublev e chegar às oitavas de final do Australian Open. O croata de 33 anos e 27º do mundo precisou de apenas 2h34 para vencer a disputa em quatro sets, com parciais de 7/5, 7/6 (7-3), 3/6 e 6/3.

Esta é apenas a segunda vitória de Cilic em seis jogos contra Rublev no circuito. E ao superar o atual número 6 do mundo, o croata chega à sua 34ª vitória sobre top 10. Campeão do US Open em 2014, ele tem como melhor resultado na Austrália o vice-campeonato de 2018. Ele também disputou uma semifinal em 2010.

Cilic enfrenta na próxima fase o canadense Felix Auger-Aliassime, jovem de 21 anos e número 9 do mundo, que chega às oitavas em Melbourne pela segunda vez seguida. O croata tem ampla vantagem no histórico de confrontos, tendo vencido todos os três jogos que fez contra o canadense.

Já o eliminado Rublev permanece sem títulos de Grand Slam. O russo de 24 anos já tem oito títulos de ATP na carreira, mas nunca passou das quartas de final em torneios desse porte. Ele atingiu essa fase uma vez na Austrália, no ano passado, uma em Roland Garros e mais duas no US Open.

O início de partida foi muito bom para Cilic, que foi o primeiro a quebrar e confirmou seus três primeiros games de saque de forma bastante tranquila para abrir 4/1 no placar. Rublev conseguiu devolver a quebra e buscar o empate no oitavo game, mas voltaria a perder o saque já no último game da parcial. Ele começou o game com uma dupla falta e sofreu com a pressão exercida pelo croata, que o induziu a cometer mais dois erros. Nos winners, Cilic tinha 19 a 9.

O segundo set seguiu inteiramente sem quebras ou break-points, com oito aces para Rublev e sete para Cilic. O croata prevaleceu no tiebreak por ser mais eficiente nas devoluções de saque, com condição de mandar nos pontos desde o início. Assim, ele abriu 4-1, e depois 5-2 para sustentar a vantagem. O equilíbrio da parcial também aparece no número de winners, 15 a 13 para Cilic, e até no total de pontos, 36 a 33 para o croata.

Cilic parecia cada vez mais perto da vitória quando abriu 3/1 no terceiro set e ainda teve um break-point para ampliar a vantagem, mas Rublev conseguiu se salvar com uma ótima bola curta e ganhou confiança, enquanto o croata passou a colocar menos primeiros serviços em quadra naquele momento do jogo. O russo reagiu em grande estilo e venceu cinco games seguidos. Mas Cilic retomou o bom nível de tênis e a intensidade durante o quarto set. Confiante, o croata fez até ace de segundo serviço e conseguiu a única quebra da parcial para chegar à vitória. 

Cilic disparou 24 aces na partida contra 17 de Rublev. Ele liderou a estatística de winners por 55 a 38 e cometeu 41 erros não-forçados contra 31 do russo.

Comentários