Notícias | Dia a dia
Rio Open terá Berrettini, Ruud e mais três top 20
17/01/2022 às 19h11

Berrettini, número 7 do mundo, vai jogar no Rio peloa primeira vez.

Foto: Getty Images / Mark Metcalfe

Rio de Janeiro (RJ) - A ATP divulgou nesta segunda-feira a lista completa de jogadores que disputarão a chave de simples do Rio Open. O italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, o 8º do ranking, são os dois top 10 que lideram a disputa da oitava edição do maior torneio de tênis da América do Sul. Dominic Thiem, campeão do US Open 2020, também está confirmado, além do argentino Juan Martin Del Potro ter expressado a intenção de disputar a edição de 2022.

Grandes nomes como Diego Schwartzman, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño Busta, Cristian Garin, Fabio Fognini e Benoit Paire também figuram na lista do Rio Open, que acontece de 12 a 20 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e promete ser uma das fortes da sua história. Além dos dois top 10 e cinco top 20, a edição deste ano também contará com os últimos cinco campeões da competição.

Finalista de Wimbledon em 2021 e neto de brasileira, será a primeira vez que Berrettini disputará um torneio como profissional no Brasil, enquanto Ruud retorna ao Rio Open pela quinta vez, tendo disputado todas as edições desde 2017, quando era o 208º do mundo e recebeu um convite para disputar o ATP 500 brasileiro. Velho conhecido da torcida carioca, Dominic Thiem é ex-número 3 do mundo e foi campeão no US Open em 2020. Dono de 17 títulos, o austríaco retorna ao torneio em que conquistou o título em 2017 pela sexta vez consecutiva e vai em busca de mais um troféu para a sua coleção.

Quem também estará no Rio Open são os espanhóis Pablo Carreño Busta e Carlos Alcaraz, que se destacaram na temporada de 2021. Busta foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio e derrotou o número 1 do mundo Novak Djokovic, conquistando a medalha de bronze para a Espanha. Já o jovem Alcaraz conquistou o primeiro título de ATP da sua carreira na última temporada e terminou o ano na 32ª colocação. O espanhol foi mais um que começou a ascensão da carreira no Rio Open, tendo recebido um convite em 2020, quando figurava na 406ª colocação, e conquistando a sua primeira vitória em torneios ATP.

Os campeões passados e conhecidos dos cariocas Diego Schwartzman e Laslo Djere, e o atual detentor do título Cristian Garin, que figura na 19ª posição do ranking da ATP, estão confirmados no torneio. A lista também conta com nomes de peso como o italiano Fabio Fognini e o francês Benoit Paire, que garantem um grande show para o público no Jockey Club Brasileiro.

Além de todos os presentes na lista, o argentino Juan Martin Del Potro, ex-número 3 do mundo e campeão do US Open em 2009, é um dos nomes mais aguardados no torneio. Querido pelos fãs brasileiros, o tenista está se recuperando de uma cirurgia no joelho e confirmou a sua intenção de jogar o Rio Open 2022. Já no qualifying, lista que fechará no dia 24 de janeiro, o sérvio Miomir Kecmanovic representa a nova geração do tênis mundial, enquanto os experientes Pablo Cuevas e Fernando Verdasco encabeçam a lista.

"Essa lista está entre as mais fortes e diversas da nossa história. Todos os anos a gente não mede esforços para trazer grandes nomes e realmente desta vez superamos as expectativas, com nomes novos que nunca jogaram aqui, como o Berrettini, alguns conhecidos da torcida como o Thiem, que volta como campeão de Grand Slam, e o Schwartzman, sem falar no Casper Ruud e no Alcaraz.  Por termos uma lista inicial forte e reduzida em função da chave de 28 jogadores, o Thiago acabou ficando fora, mas mesmo assim jogará o Rio Open sendo o primeiro dos Wild Cards," disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.

A chave de simples do Rio Open 2022 contará com 28 vagas, sendo 19 classificações diretas através do ranking dos tenistas. Três convites podem ser distribuídos, com mais um reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP. Outros quatro virão do qualifying, que será disputado nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro com entrada gratuita. Uma vaga faz parte do 'special exempt', reservado para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio. Caso não precisem ser usadas, a vaga do special exempt e do convite da lista A+ virarão vagas para classificação direta.

Ingressos - Os ingressos para a oitava edição do Rio Open podem ser adquiridos no site www.eventim.com.br/rioopen. A organização vai respeitar as normas sanitárias definidas pelas autoridades, por ocasião da realização do torneio. Vale reforçar que é um evento fechado, em ambiente controlado,  e que para acessá-lo será preciso apresentar o comprovante de esquema vacinal completo. Qualquer mudança estabelecida pelos órgãos governamentais será seguida pelo torneio.

Veja a lista de inscritos no Rio Open:
Matteo Berrettini (ITA) – 7º
Casper Ruud (NOR) – 8º
Diego Schwartzman (ARG) – 13º
Dominic Thiem (AUT) – 16º
Cristian Garin (CHI) – 19º
Pablo Carreno Busta (ESP) – 21º
Lorenzo Sonego (ITA) – 26º
Carlos Alcaraz (ESP) – 31º
Fabio Fognini (ITA) – 32º
Federico Delbonis (ARG) – 38º
Dusan Lajovic (SRB) – 39º
Albert Ramos-Viñolas (ESP) – 44º
Laslo Djere (SRB) – 51º
Benoit Paire (FRA) – 56º
Pablo Andujar (ESP) - 57º [PR]
Pedro Martinez (ESP) – 61º
Federico Coria (ARG) – 64º
Jaume Munar (ESP) – 71º
Facundo Bagnis (ARG) - 72º
Thiago Monteiro (BRA) 79º - comvite

Alternates
Pablo Cuevas (URU) - 73º [PR]
Fernando Verdasco (ESP) - 74º [PR]
Roberto Carballes Baena (ESP) - 75º
Miomir Kecmanovic (SRB) - 77º
Juan Manuel Cerundolo (ARG) - 80º
Sebastian Baez (ARG) - 88º
Marco Cecchinato (ITA) - 95º

Todos os campeões do Rio Open
2014 - Rafael Nadal (ESP)
2015 - David Ferrer (ESP)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2017 - Dominic Thiem (AUT)
2018 - Diego Schwartzman (ARG)
2019 - Laslo Djere (SRB)
2020 – Cristian Garin (CHI)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva