Notícias | Dia a dia
Kokkinakis derruba Cilic e joga 1ª final desde 2017
14/01/2022 às 12h38

Kokkinakis salvou dois match-points na difícil vitória sobre Cilic em Adelaide

Foto: Adelaide International

Adelaide (Austrália) - A série de bons resultados de Thanasi Kokkinakis nos dois ATP 250 seguidos de Adelaide teve continuidade nesta sexta-feira. Depois de ter sido semifinalista no primeiro torneio da temporada, o australiano de 25 anos e 145º do ranking foi além e garantiu vaga na final do evento desta semana. Kokkinakis salvou dois match-points na difícil vitória contra o croata Marin Cilic, número 29 do mundo, por 6/2, 3/6 e 7/6 (12-10) em 2h38 de partida.

Ainda em busca de um inédito título de ATP, Kokkinakis disputará sua segunda final na elite do circuito. A primeira aconteceu em julho de 2017, em Los Cabos, no México. Seu adversário na decisão será o francês Arthur Rinderknech, que marcou um duplo 6/3 contra o compatriota Corentin Moutet. Rinderknech, de 26 anos, está com o melhor ranking da carreira no 58º lugar e disputa sua primeira final.

A carreira de Kokkinakis é marcada por uma série de lesões. Seus primeiros problemas físicos começaram no fim de 2015, quando operou o ombro direito. Também já sofreu com lesões no peitoral, abdome, joelho e tornozelo, além de ter convivido com a depressão. Depois de ter ocupado o 69º lugar da ATP em 2015, chegou a ficar sem ranking por conta de tantos afastamentos.

Convidado para o torneio em Adelaide, o australiano agradeceu à torcida pelo apoio: "Vocês foram incríveis! Honestamente, o clima no estádio foi inacreditável! Desde o momento em que cheguei aqui, antes mesmo do jogo começar, eu já sentia essa energia. Foi uma loucura, a melhor atmosfera em que joguei em algum tempo, talvez a melhor de todos os tempos", disse Kokkinakis, na entrevista em quadra.

A semifinal entre Cilic e Kokkinakis começou melhor para o australiano, que conseguiu duas quebras no primeiro set e escapou do único break-point que enfrentou na parcial. O croata reagiu no segundo set, ao aproveitar sua única chance de quebra e ceder apenas três pontos em seus games de serviço.

Já no set decisivo, houve uma quebra para cada lado antes da definição no tiebreak. Kokkinakis chegou a ter 6-2 no game-desempate, mas permitiu a reação de Cilic, que conseguiu virar e teve match-points com 7-6 e 8-7, mas o reverteu o quadro e confirmou a vitória apenas no sétimo match-point.

"Joguei um grande tiebreak até o 6-2, mas depois ele reagiu e conseguiu um match point. Eu fiquei pensando: 'Posso entrar na minha concha e me recolher ou posso morrer tentando'. Eu apenas tentei ser agressivo com backhand e consegui alguns grandes saques. Eu não sei. Estava apenas jogando na adrenalina. Vocês me fizeram vencer hoje, honestamente".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva