Notícias | Dia a dia
São Léo Open retorna como Future em novembro
13/01/2022 às 12h54

Horácio Zeballos (à direita), campeão do challenger de 2012.

Foto: Divulgação

São Leopoldo (RS) - O ano de 2022 começa com uma grande notícia para o esporte gaúcho e ainda mais especificamente de São Leopoldo. Em novembro, a cidade voltará a receber um evento esportivo com porte internacional, nos moldes de um Future o São Léo Open de Tênis. A competição foi realizada entre 2003 e 2012 e foi considerada o melhor Future do país por três anos consecutivos.

O São Léo Open contará pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Em sua última edição, o argentino Horácio Zeballos foi o campeão, vencendo o chileno Paul Capdeville. Poucas semanas depois da final do São Léo Open, Zeballos derrotou ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal na decisão do ATP de Viña del Mar, no Chile.

O torneio também contemplará um projeto social, que oferecerá aulas de tênis gratuitas para 80 crianças do contraturno de escolas públicas no São Leopoldo Tênis Clube, a partir de abril deste ano.

O prefeito Ary Vanazzi falou sobre a importância de a cidade receber um evento deste porte. "A retomada da realização de um torneio internacional de tênis, em São Leopoldo, reabre um espaço importantíssimo para projetar nossa cidade para o mundo. Além de sermos uma cidade que enfrenta a crise criando oportunidades e empregos, dinamizando nossa economia, combatendo a pobreza e a desigualdade social, garantindo a cidadania, também somos uma comunidade que sabe apostar no esporte como um instrumento de divulgação e afirmação de nossa capacidade de realização.”

O diretor da Quadra Eventos, José Carlos Ferreira Júnior, comemorou o retorno da competição. "Estamos muito felizes com a volta do São Leo Open, agora para ficar. Temos certeza de que um projeto como este, que além de tudo levará a prática do tênis para quase 100 crianças de escolas públicas a partir de abril, será marcante para a comunidade gaúcha e de São Leopoldo, mais especificamente."

Diego Machado, presidente do São Leopoldo Tênis Clube, garantiu que o evento será inesquecível e fará história no clube. "Voltar a sediar um evento internacional, 10 anos após sua última edição, é a realização de um sonho e a coroação do trabalho realizado nos últimos tempos."

Confira todos os vencedores da competição:

Edições Nacionais
2003 - André Ghem/RS – Vice, Litos Zwetsch/RS
2004 - Lucas Engel/RS – Vice, Hector Silva/RS
2005 - André Ghem/RS – Vice, Caio Zampieri/SP

FUTURE
2006 - Franco Ferreiro/BRA – Vice, Francesco Piccari/ITA
2007 - Franco Ferreiro/BRA – Vice, Artem Smirnoff/UCR
2008 - Caio Zampieri/BRA – Vice, Eric Nuñez/EUA
2009 - Alexandre Bonato/BRA – Vice, Juan Pàblo Amado/ARG
2010 - Rafael Camilo/BRA – Vice, Ivo Klec/SVK

CHALLENGER
2011 - Leonardo Mayer/ARG – Vice, Nikola Cirik/SRV
2012 - Horácio Zeballos/ARG – Vice, Paul Capdeville/CHI

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva