Notícias | Dia a dia
Nadal tem trabalho, mas começa o ano com título
09/01/2022 às 07h33

Melbourne (Austrália) - Não demorou muito para o espanhol Rafael Nadal comemorar seu primeiro título na temporada. Logo na primeira semana de 2022, o canhoto de Mallorca levantou sua primeira taça, que veio neste domingo em uma dura final contra o norte-americano Maxime Cressy, atual 112 do mundo, que deu trabalho e caiu em sets diretos, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3, após 1h44 de jogo.

O ATP 250 de Melbourne foi o primeiro torneio do espanhol desde agosto do ano passado e onde conquistou seu 89º título da carreira, encerrando a campanha na semana sem perder um set sequer. Com a taça, o tenista de 35 anos amplia a série de conquistas, vencendo pelo menos um evento por ano desde 2004.

Embora tenha um ranking bem inferior ao do espanhol e estivesse disputando apenas sua primeira final de ATP, Cressy fez o que pôde para dificultar a vida do rival e conseguiu se segurar muito bem no primeiro set, em que salvou três break-points logo no primeiro game e depois mais dois no sétimo, forçado a definição no tiebreak.

O norte-americano chegou a ter um set-point com o saque no desempate, mas vacilou e não apenas perdeu a oportunidade, como também os três pontos seguintes, que deram a vitória a Nadal, que anotou uma bola vencedora a menos que o rival (13 a 14) e cometeu um erro não forçado a mais (4 a 3).

Na segunda parcial, Cressy seguiu incomodando e chegou a abrir 2/1 e saque, mas logo em seguida perdeu o saque e a quebra de vantagem. Nadal só conseguiu se aproximar da vitória na reta final, batendo o serviço do norte-americano outra vez no oitavo e penúltimo game. Em seguida, ele sacou para o jogo e fechou logo no primeiro match-point que teve.

O bom desempenho com o saque (73% de aproveitamento), contando com nove aces e quatro duplas faltas, ajudou Nadal a terminar a partida sem quebras, salvando o único break-point que encarou. Ele anotou 31 winners contra 24 de Cressy, que conseguiu ter menos erros não forçados que o espanhol (3 a 5). O espanhol ainda se de bem junto à rede, faturando cinco pontos em sete subidas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva