Notícias | Dia a dia
Nadal vai à final em Melbourne e enfrenta surpresa
08/01/2022 às 09h53

Melbourne (Austrália) - A final do ATP 250 de Melbourne será marcada por dois extremos. De um lado estará um dos maiores campeões da história do tênis, o espanhol Rafael Nadal, que derrubou o finlandês Emil Ruusuvuori na segunda semifinal deste sábado, com parciais de 6/4 e 7/5. Do outro estará o norte-americano Maxime Cressy, 112º do mundo e algoz do búlgaro Grigor Dimitrov na outra semi.

Será a primeira final da carreira do norte-americano de 24 anos, que com a campanha desta semana entrará pela primeira vez no top 100. Do outro lado, Rafa pode chegar ao 89º título da carreira, somando 126 finais contando com esta. O duelo entre os dois será inédito e apenas a segunda vez que Cressy desafiará um top 10, perdendo o único embate deste porte que fizera até então.

Nadal começou a partida derrapando com o saque e por pouco não foi quebrado logo no primeiro game, quando encarou dois break-points contra, mas se salvou em ambos. Depois do susto inicial, ele não teve mais dificuldades muito grandes com os serviços e logo no primeiro break-point que teve a seu favor, no momento em que Ruusuvuori sacava em 4/5, obteve a quebra que fechou o primeiro set.

Depois de passar bem por seus dois primeiros games de saque na segunda parcial, Nadal voltou a encarar um break-point e novamente se salvou. O canhoto de Mallorca teve depois uma chance de quebra desperdiçada no sexto game, para no oitavo conseguir aproveitar a nova oportunidade e então sacar para o jogo.

Apesar de ter colocado 82% das primeiras bolas em quadra, Ruusuvuori venceu apenas 63% dos pontos com elas contra 77% de Nadal. Melhor nos pontos importantes, vencendo três dos quatro breaks que teve a seu favor e cinco dos seis que encarou contra, o espanhol levou ainda a melhor nos winners (28 a 22) e nos erros não forçados (20 a 28).

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva