Notícias | Dia a dia | ATP Cup
Aliassime derruba Zverev e leva o Canadá à semifinal
06/01/2022 às 09h31

Aliassime marcou sua segunda vitória em seis jogos contra Zverev no circuito

Foto: Peter Staples/ATP

Sydney (Austrália) - A última vaga para as semifinais da ATP Cup ficou com a equipe do Canadá, que terminou a primeira fase da competição na liderança do grupo C após uma combinação de resultados favorável nesta quinta-feira. Depois da vitória britânica sobre os Estados Unidos no início da rodada, os canadenses entraram em quadra precisando vencer a já eliminada Alemanha para avançar.

Principais jogadores do país, Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime venceram jogos duros e classificaram o time canadense para enfrentar a Rússia no próximo sábado. A outra semifinal será nesta sexta-feira, entre Espanha e Polônia. 

A abertura do confronto foi entre os números 2 de cada país. Denis Shapovalov superou Jan-Lennard Struff por 7/6 (7-5), 4/6 e 6/3 em 2h34 de partida. Shapovalov, de 22 anos e 14º do ranking, marcou sua primeira vitória na temporada. Além disso, foi o apenas o terceiro triunfo do canadense em oito jogos contra o alemão de 31 anos e atual 51º do mundo.

Logo na sequência, foi a vez de Aliassime encarar o número 3 do mundo Alexander Zverev, que também tinha vantagem no histórico de confrontos. Mas o jovem canadense de 21 anos e 11º do ranking conseguiu uma difícil vitória por 6/4, 4/6 e 6/3 em 2h31 de jogo. Em seis jogos diante de Zverev no circuito, Aliassime conseguiu vencer pela segunda vez.

A vitória de Aliassime começou a ser construída com uma quebra logo no game de abertura da partida. O canadense escapou dos quatro break-points que enfrentou no primeiro set, todos eles no mesmo game, e sustentou a liderança até o fim da parcial. No segundo set, ele desperdiçou um 0-40 quando o placar estava empatado por 3/3, e teve o serviço quebrado logo na sequência. Zverev fechou o set e empatou a partida depois de vencer um rali com 28 trocas de bola em seu terceiro set-point.

Já na parcial decisiva, Aliassime sacou muito bem e não enfrentou break-points, além de ceder apenas sete pontos em seus games de serviço e somente três quando colocou o primeiro serviço em quadra. Após um período de equilíbrio até o empate por 3/3, o canadense conseguiu duas quebras seguidas para vencer o jogo. Aliassime fez 23 a 20 em winners e cometeu 35 erros contra 22 de Zverev. O canadense conseguiu quatro quebras em oito chances e salvou sete dos nove break-points que enfrentou na partida.

Comentários