Notícias | Dia a dia
Melhores do ano: especialistas destacam espanhóis
28/12/2021 às 08h12

Como acontece desde o ano 2000, TenisBrasil convidou técnicos, empresários do tênis e jornalistas para indicarem seus favoritos na enquete 'Melhores do Ano'. O painel desta vez contou com 38 votantes e os espanhois se destacaram.

Carlos Alcaraz foi eleito como a revelação e o jogador que mais evoluiu na temporada masculina, enquanto Paula Badosa foi a que mais progrediu tecnicamente. O técnico de Alcaraz, Juan Carlos Ferrero, também venceu como 'treinador do ano'.

Alguns itens tiveram volume maciço de indicações, como o título de Emma Raducanu no US Open como 'fato do ano' (74%), a semi entre Novak Djokovic e Rafael Nadal na categoria 'melhor jogo' (60,5%), a final da nova geração feminina no US Open (79%), o título de Raducanu como 'surpresa' (81¨%) e Andy Murray como a recuperação mais relevante (71%).

+ Roland Garros, Raducani e Stefani são destaques do público nos 'Melhores do Ano'

Também houve folgada margem para a contusão de Stefani e a medalha olímpica de bronze como 'derrota dolorida' e destaque nacional, além de Thiago Wild como aquele que deixou a desejar. Disputa acirrada na surpresa positiva, vendia por Stefani mas por pouca margem sobre Bia Haddad e Laura Pigossi.

Votaram na enquete: Adriano Ferreira, Alexandre Cossenza, Aliny Calejon, André Lima, Andrea Vieira, Chiquinho Leite Moreira, Domingos Venâncio, Eloy de Souza, Emerson Lima, Fabio Silberberg, Fabrizio Gallas, Felipe Priante, Fernando Meligeni, Gustavo Loio, Gustavo Zanette, Jaime Oncins, José Nilton Dalcim, Letícia Sobral, Ludgero Braga Neto, Luiz Fernandes, Luiz Procópio Carvalho, Mário Sérgio Cruz, Matheus Dalcim, Mauro Menezes, Narck Rodrigues, Otávio Maia, Patrícia Medrado, Paulo Cleto, Paulo Wildmann, Renan Justi, Renato Messias, Ricardo Acioly, Rui Viotti Filho, Sabrina Giusto, Sheila Vieira, Sylvio Bastos, Vitor Bara e Wagner Vilaron.

Vejam os resultados percentuais em cada pergunta. Amanhã, você saberá o que internautas e especialistas esperam de 2022.

1. Número 1 inconteste, qual foi o maior momento de Novak Djokovic em 2021?


2. O fato do ano no feminino foi

3. Qual o tenista que mais evoluiu tecnicamente?

4. Quem teve a maior evolução técnica no ano entre as mulheres?

5. Qual a principal decepção de 2021?

6. O grande jogo da temporada masculina foi...

7. A partida feminina marcante da temporada foi...

8. Qual a revelação da temporada?

9. Qual a surpresa do ano?

10. A principal surpresa da temporada feminina foi...

11. Quem teve recuperação mais relevante?

12. O melhor torneio do ano foi...

13. Qual o feito mais relevante de Naomi Osaka no ano?

14. O técnico do ano foi...

15. Entre muitas, qual a maior polêmica do ano?

16. Qual tenista é mais divertido de se ver?

17. Qual derrota mais doída do ano para o tênis brasileiro?

18. Qual o destaque do tênis brasileiro em 2021?


19. Quem surpreendeu de forma positiva em 2021?


20. Esperava-se mais em 2021 de...

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva