Melbourne (Austrália) - A vaga de Carolina Meligeni Alves no qualificatório do Australian Open foi confirmada na manhã desta segunda-feira. Número 3 do Brasil e 250ª do mundo no ranking de simples da WTA, ela se junta a Laura Pigossi, 191ª, na disputa do quali. Outra atleta nacional em Melbourne será Beatriz Haddad Maia, 83ª, que entra diretamente na chave principal.
No último sábado, Carol Meligeni estava a uma desistência de entrar no quali após a definição dos convites para a chave principal. Já nesta segunda-feira, a argentina Nadia Podoroska, número 84 do mundo, acabou retirando seu nome da lista de inscrições por motivo de lesão. Com isso, a francesa Harmony Tan entrou na chave, enquanto Carol vai disputar o quali.
A paulista de 25 anos terá sua primeira oportunidade em um Grand Slam como profissional. Ela iniciou a temporada ocupando o 368º lugar do ranking e atingiu a melhor marca da carreira no início de dezembro, quando chegou à 245ª posição. Ao longo do ano, conseguiu 50 vitórias e 32 derrotas, impulsionada pelo grande número de torneios no saibro sul-americano no segundo semestre e pelo aumento na pontuação dos torneios do circuito da ITF.
Ver essa foto no Instagram
"Muito bom saber que já estou garantida no quali do Australian Open, meu primeiro Grand Slam, e começar o ano com esse grande desafio", disse Carol Meligeni, que embarcou já nesta segunda-feira para a Austrália, ao lado do treinador Luiz Peniza. Antes de atuar em Melbourne, ela disputa o quali do ITF W60+H de Traralgon.
"Hoje alcancei o primeiro grande objetivo da minha carreira. Pode parecer pouco, mas a verdade é que estou muito orgulhosa do meu caminho ate aqui", escreveu a tenista em suas redes sociais. "Obrigada aos envolvidos, nada se faz sozinha. Não vou dizer que é só o começo, porque não é, isso começou há muito tempo e é mais um pedacinho do meu caminho. Vou continuar trabalhando duro e curtindo o processo todo".
Hace 9 meses comenzaron los dolores y hace 3 que no puedo competir. Eso es durísimo para cualquier deportista. Pasé por muchas etapas, con molestias de todo tipo, y a veces incluso me sentí bien en la cancha.
— Nadia Podoroska (@nadiapodoroska) December 3, 2021
Hilo 👇 pic.twitter.com/x0Hbkoi4oK
A desistência de Podoroska, que não joga desde o US Open, acabou impactando também a situação de Bia Haddad Maia no torneio. Isso porque as duas sul-americanas jogariam juntas o torneio de duplas em Melbourne. A argentina está tratando de uma lesão no posterior da coxa direita, mas relata sentir dores desde março e de ter feito tratamento também para as costas.
Ainda nesta segunda-feira, a sérvia Olga Danilovic também desistiu do qualificatório do Australian Open, dando lugar à norte-americana Hanna Chang.