Notícias | Dia a dia
Décamps alcança semi inédita e cola no top 500
17/12/2021 às 17h54

Décamps conseguiu suas primeiras vitórias em challenger nesta semana

Foto: Washington Alves/COB

Rio de Janeiro (RJ) - Convidado para o challenger do Rio de Janeiro, Gabriel Décamps aproveitou muito bem a oportunidade e já está na semifinal do torneio disputado nas quadras de piso duro do Parque Olímpico. Ele marcou nesta sexta-feira sua terceira vitória seguida, levando a melhor no duelo nacional contra Daniel Dutra da Silva, veterano de 33 anos e 364º do ranking, por 6/4, 4/6 e 6/2 em 2h25 de partida.

A vaga na semifinal rende 29 pontos na ATP para Décamps. O paulista de 22 anos e número 654 do mundo está com o melhor ranking da carreira e fica muito perto de entrar no top 500 com a boa campanha. Se ele for finalista fará 48 pontos, com possibilidade de 80 em caso de título. Seu próximo adversário será o japonês Kaichi Uchida, 319º colocado e algoz de Thiago Wild.

"Muito feliz com as vitórias e com o meu desempenho. As condições estão muito boas para mim, pois eu gosto de jogar em quadra rápida. Agradeço pelo convite, é muito bom estar aqui e enfrentar jogadores desse nível", avaliou Décamps, que conseguiu nesta semana suas primeiras vitórias em torneios de nível challenger.

Décamps conquistou seu primeiro título como profissional no início de outubro, em um ITF disputado em Sharm El Sheikh, no Egito. Ele também chegou a uma final na Tunísia em setembro. Ex-top 20 quando juvenil, passou três anos nos Estados Unidos jogando no tênis universitário e retomou sua carreira profissional em julho, com ranking zerado. Desde então, já acumula 46 vitórias no ano, considerando todos os níveis de competição do circuito, incluindo qualificatórios.

Superado nas quartas de final, Daniel Dutra Da Silva é um dos nomes mais experientes do tênis brasileiro e tem 24 títulos em torneios profissionais de nível future. Na atual temporada, o canhoto de 33 anos disputou quatro finais de ITF, com um título em Lima. Em torneios de nível challenger, acumula 24 vitórias na carreira, seis delas este ano. Seu melhor ranking foi o 231º lugar, alcançado ainda em 2009.

Após oscilações em dois sets, Décamps sacou muito bem no terceiro
Em um primeiro set com muito vento em quadra, houve uma sequência de cinco quebras seguidas. O jovem paulista esteve duas vezes em vantagem, permitindo o empate por 2/2 e 3/3, mas logo depois conseguiu uma nova quebra e venceu nove dos últimos treze pontos da parcial. Na reta final do set, Décamps conseguiu impor um tênis agressivo, enquanto Daniel teve dificuldade para colocar algumas devoluções em quadra.

Na segunda parcial, Décamps também foi o primeiro a quebrar e liderou por 3/1, mas Daniel reagiu. O veterano salvou break-points no quinto game e conseguiu sustentar mais trocas de fundo para vencer quatro games seguidos, reverter o placar do set e empatar a partida. Mas no set decisivo, o jovem de 22 anos sacou muito bem e não enfrentou break-points. Décamps cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço, além de conseguir duas novas quebras para conseguir a vitória.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva