Notícias | Dia a dia
Norte-americano nascido no Brasil faz semi no Orange
10/12/2021 às 16h25

Bruno Kuzuhara é nascido em São Paulo, mas mora nos Estados Unidos desde a infância

Foto: Luiz Candido/CBT

Plantation (EUA) - Apesar das eliminações dos representantes brasileiros no Orange Bowl ainda durante o qualificatório, um tenista nascido no país tem a chance de lutar pelo título do tradicional torneio ITF JA, que vale 500 pontos no ranking mundial juvenil. O norte-americano Bruno Kuzuhara, que é nascido em São Paulo, mas mora nos Estados Unidos desde a infância, é o cabeça 2 do torneio e já está na semifinal.

Kuzuhara, de 17 anos, é o atual número 9 do ranking mundial juvenil e tem como melhor marca da carreira o quarto lugar. Ele venceu nesta sexta-feira o honconguês Coleman Wong por 6/4 e 6/1. Durante a semana, também passou pelo esloveno Sebastian Dominko, pelo jordaniano Abedallah Shelbayh e pelo polonês Olaf Pieczkowski. Nos quatro jogos do torneio ainda não perdeu sets.

O adversário de Kuzuhara na semifinal será o macedônio Kalin Ivanovski, que venceu o sul-coreano Gerard Campana Lee por 7/6 (7-5) e 6/3. A outra semifinal terá o paraguaio Adolfo Vallejo e o norte-americano Ryan Colby. Nesta sexta-feira, Colby venceu o sueco Leo Borg por 6/1 e 6/2, enquanto Vallejo superou o suíço Kilian Feldbausch por 6/1, 1/6 e 6/1.

No feminino, a surpresa da rodada foi a eliminação de Linda Fruhvirtova. Cabeça 3 do torneio, a tcheca vinha de dois títulos e um vice nas últimas três semanas, mas perdeu para a croata Petra Marcinko por 6/2, 5/7 e 6/4. Marcinko agora enfrenta a tcheca Kristyna Tomajkova, que vencia a suíça Celine Naef por 6/4 e 3/0 antes de a rival abandonar.

A outra semifinal será entre a russa Diana Shnaider e a finlandesa Laura Hietaranta, que superaram rivais canadenses nesta sexta-feira. Shnaider passou por Kayla Cross com parciais de 6/1 e 6/2, enquanto Hietaranta derrotou Mia Kupres por 7/6, 1/6 e 6/2.

Torneio já revelou grandes nomes
A lista de grandes nomes a vencer o Orange Bowl conta com Chris Evert, Bjorn Borg, Jim Courier, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini, Roger Federer, Andy Roddick, Caroline Wozniacki, Dominic Thiem, Bianca Andreescu, Sofia Kenin e Coco Gauff.

O tênis brasileiro tem cinco títulos na história na competição. Os três primeiros foram no final da década de 1950, com Carlos Fernandes em 1956, Maria Esther Bueno em 1957 e Ronald Barnes em 1958. Além deles, Thomaz Koch foi campeão em 1963, enquanto Fernando Meligeni venceu em 1989.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva