Notícias | Copa Davis
Rublev saca bem e russos ficam mais perto do título
05/12/2021 às 14h03

Rublev não enfrentou break-points nos últimos dois dias da Copa Davis

Foto: Davis Cup Finals

Madri (Espanha) - A disputa pelo título da Copa Davis entre russos e croatas começou com uma vitória de Andrey Rublev neste domingo. Escalado para abrir o confronto diante do surpreendente Borna Gojo, 279º do ranking, o número 5 do mundo confirmou o favoritismo e venceu por 6/4 e 7/6 (7-5).

Com o resultado, a forte equipe da Federação Russa de Tênis precisa de apenas mais uma vitória neste domingo para ser campeã da Davis. O segundo jogo de simples será entre o número 2 do mundo Daniil Medvedev, que ainda não perdeu sets nesta edição do torneio, e o 30º colocado Marin Cilic. Se o croata vencer, a definição será nas duplas.

A equipe russa tem dois títulos de Copa Davis, conquistados em 2002 e 2006. O país também já disputou as competições sob bandeiras da União Soviética, entre 1962 e 1991, e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) em 1992. Na atual temporada, os russos não podem usar a bandeira e hino, utilizando o emblema da Federação de Tênis do país. A Croácia também é bicampeã, nos anos de 2005 e 2018.

Pelo segundo dia seguido, Rublev sacou muito bem não enfrentou break-point. Isso já havia acontecido no duelo contra o alemão Dominik Koepfer na semifinal de sábado. O russo de 24 anos marcou sua 12ª vitória em 17 partidas de simples disputadas pela Copa Davis. Na atual edição, ele também venceu seus jogos contra o equatoriano Roberto Quiroz e contra o sueco Elias Ymer. E durante a fase de grupos, perdeu para o espanhol Feliciano López.

Superado por Rublev neste domingo, Borna Gojo foi uma grata surpresa para a equipe croata da Davis. Apesar de estar fora do top 200, ele venceu grandes jogadores ao longo da campanha, o australiano Alexei Popyrin, o italiano Lorenzo Sonego e o sérvio Dusan Lajovic, sendo fundamental para essa trajetória até a final.

A partida deste domingo teve apenas uma quebra de serviço, conquistada por Rublev ainda no set inicial. O russo criou break-points logo nos dois primeiros games de saque de Gojo na partida, mas só conseguiu aproveitar uma chance no sétimo game para fazer 4/3 e passar à frente no placar. Durante o set incial, o número 5 do mundo só perdeu dois pontos em seu saque.

Rublev continuou sacando muito bem no segundo set e disparou cinco aces, terminando a partida com 8 no total. A parcial seguiu inteiramente sem quebras, sendo que Gojo salvou mais cinco break-points. O croata fez 11 aces só no segundo set, totalizando 15 ao longo da partida. O russo seguia jogando de forma bastante agressiva e isso rendeu a ele uma liderança por 3-1 no tiebreak, Gojo chegou a virar para 5-4, mas Rublev venceu os últimos três pontos da partida para definir a vitória.

Comentários