Notícias | Dia a dia
Uzbeque de 29 anos é banida do tênis por manipulação
03/12/2021 às 09h17

Londres (Inglaterra) - Considerada culpada de vários crimes, a já aposentada uzbeque Albina Khabibulina foi banida do tênis por toda a vida. A tenista de 29 anos, que não competia desde setembro de 2019, violou várias regras do Programa Anticorrupção de Tênis (TACP), sendo julgada pelo auditor independente anticorrupção Richard McLaren.

O anúncio foi feito na última quinta-feira pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA). “A sanção significa que a Sra. Khabibulina está permanentemente proibida de jogar ou participar de qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado por qualquer órgão regulador internacional do tênis ou associação nacional”, disse o comunicado da ITIA.

“O professor McLaren considerou a jogadora culpada de manipulação de resultados, abordando outros tenistas para tentar arranjar resultados, não relatando abordagens corruptas e não cooperando com a investigação. A jogadora não contestou nenhuma acusação. Além da suspensão, ela foi multada em US$ 150 mil dólares”, completou o comunicado.

Khabibulina teve como melhor marca no ranking feminino a 492ª colocação na WTA, alcançada em julho de 2011. Dois anos antes, a uzbeque conquistou seu único título no profissional, o ITF 10 mil de Shymkent. Sua suspensão teve início no dia 21 de novembro de 2021 e ela tem 20 dias úteis para recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva