Notícias | Copa Davis
Favorito, Medvedev garante a classificação russa
02/12/2021 às 16h31

Vitória de Medvedev definiu o confronto contra a Suécia nesta quinta-feira

Foto: Davis Cup Finals

Madri (Espanha) - A forte equipe da Federação Russa de Tênis confirmou o favoritismo no confronto contra a Suécia e garantiu um lugar na semifinal da Copa Davis. Pouco depois de o número 5 do mundo Andrey Rublev vencer na abertura da série, foi a vez de o vice-líder do ranking Daniil Medvedev definir a classificação. Medvedev superou nesta quinta-feira o 94º colocado Mikael Ymer por duplo 6/4 em 1h12 de partida.

Com esses resultados, os russos disputam a semifinal no sábado às 9h (de Brasília) contra a Alemanha. Com o nome de Rússia, a equipe tem dois títulos de Copa Davis, conquistados em 2002 e 2006. Já a Alemanha possui três títulos. A outra semifinal será na sexta-feira ao meio-dia, entre Sérvia e Croácia.

Aos 25 anos, Medvedev tem agora seis vitórias e apenas duas derrotas em partidas de simples pela Copa Davis. Nesta edição do evento, o número 2 do mundo também foi escalado nos confrontos contra Equador e Espanha pela fase de grupos e venceu seus jogos contra Emilio Gomez e Pablo Carreño Busta durante o último final de semana.

Medvedev foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar o set inicial por 3/1, mas permitiu o empate no sexto game e a virada no sétimo. O russo reagiu a tempo na partida e venceu os últimos três games do set, chegando a fazer 12 pontos em 17 possíveis naquele período.

O domínio do russo era maior no início do segundo set, em que ele conseguiu duas quebras para abrir 3/0 no placar. Ymer conseguiu devolver uma quebra, mas voltaria a perder o saque pouco depois, permitindo a Medvedev liderar por 5/2. O número 2 do mundo não aproveitou sua primeira chance de sacar para o jogo, mas conseguiu definir a partida dois games mais tarde.

Russo sente que não jogo tão bem e já pensa na semifinal
"Para ser honesto, não saquei tão bem quanto queria hoje. Fiz nove duplas faltas, e isso é muito para um jogo que foi 6/4 e 6/4", disse Medvedev logo após a partida. "Mas consegui dar três pontos para minha equipe nesta semana e ganhei todos os sets que tinha que jogar, mesmo que alguns deles não fossem fáceis. Em geral, sinto que estou fazendo o que preciso e jogando muito bem".

"Mas quanto mais longe você está no torneio, melhor você tem que jogar, porque vai enfrentar adversários melhores também. É isso que preciso fazer nas próximas vezes, ficar ainda mais confiante e jogar ainda melhor", acrescentou o russo, já projetando o duelo contra a Alemanha na semifinal. O possível adversário é Jan-Lennard Struff, 51º do ranking.

"Provavelmente jogarei contra o Struff. Claro, nunca sabemos na Copa Davis, mas somos os números 1 de cada time. Tive alguns jogos difíceis contra ele este ano, ele tem um ótimo saque e sobe muito para a rede. Na verdade, eu assisti quase todo o jogo dele contra o Cameron [Norrie]. Gostei muito da forma como ele jogou porque houve alguns momentos difíceis. Eles estavam perdendo por 1-0. A maneira como ele trouxe o time de volta foi incrível. Espero um jogo muito difícil".

Comentários