Notícias | Dia a dia
ATP monitora caso de Peng mas não cancela torneios
02/12/2021 às 15h18

ATP 500 de Pequim (foto) e Masters 1000 de Xangai são os principais eventos masculinos no país

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Um dia depois de a WTA anunciar que não irá realizar competições na China enquanto não houver transparência nas investigações do caso de Shuai Peng, a ATP e também a ITF emitiram comunicados nesta quarta-feira. As entidades dizem monitorar a situação da jogadora chinesa, mas por ora não citam uma eventual suspensão das atividades no país.

"A situação envolvendo Peng Shuai continua a levantar sérias preocupações dentro e fora do nosso esporte. A resposta a essas preocupações até agora tem sido insuficiente", disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP. "Mais uma vez, pedimos uma linha de comunicação direta e aberta entre a jogadora e a WTA, a fim de estabelecer uma comunicação mais clara de sua situação".

"Sabemos que o esporte pode ter uma influência positiva na sociedade e geralmente acreditamos que ter uma presença global nos dá a melhor chance de criar oportunidades e causar impacto. Continuaremos a consultar os nossos membros e a monitorizar quaisquer desenvolvimentos à medida que este problema evolui", acrescentou o dirigente italiano.

Já a ITF se manifestou em uma nota nas redes sociais. "A Federação Internacional de Tênis manifesta seu apoio aos direitos das mulheres. Nossa principal preocupação é com o bem-estar de Shuai Peng. As alegações feitas por ela precisam ser investigadas. Continuaremos a fazer todos os esforços para isso, tanto publicamente quanto nos bastidores".

Pandemia já tirou torneios do país nos últimos anos
A China já não recebe torneios do circuito da ATP desde 2019, quando o país recebeu o Masters 1000 de Xangai, o 500 de Pequim e os 250 de Shenzhen e Zhuhai. Por conta da Covid-19, a China passou por uma série de restrições para a entrada de estrangeiros, o que impediu a realização de eventos internacionais. Ainda no início de 2020, nos primeiros meses de pandemia, vários challengers que aconteceriam na China foram cancelados com bastante antecedência. 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva