Notícias | Dia a dia
Aos 30 anos, Konta anuncia aposentadoria da WTA
01/12/2021 às 09h11

Londres (Inglaterra) - Chegou ao fim a carreira da britânica Johanna Konta, que nesta quarta-feira anunciou sua aposentadoria como tenista profissional. Três vezes semifinalista em Slam, ela conquistou o maior de seus quatro títulos no WTA 1000 em Miami em 2017, derrotando Simona Halep, Venus Williams e Caroline Wozniacki em sequência.

“Eu queria sentar com meus sentimentos e emoções e me dar tempo para tomar uma decisão. Esse processo também me deu um pouco de paz, porque minha aposentadoria não significa que eu não gosto mais do esporte ou que não posso mais me ver jogando”, disse Konta ao site da WTA de sua casa na Inglaterra.

Após 10 anos no circuito, ela disse estar pronta para deixar o tênis, mas também falou que a decisão não foi fácil. "Mesmo sentada aqui, sinto falta de jogar. Sinto falta daquela vida porque é a única vida que conheço desde que tenho memória. Então é interessante se desvencilhar de algo a que você está apegado há tanto tempo. Segurei minha raquete porque estava guardando-a e comecei a chorar."

Campeã neste ano em Nottingham, seu último título na WTA, a britânica de 30 anos não disputou muitos torneios em 2021 e atualmente ocupa a modesta 113ª colocação no ranking. Seu último torneio foi o WTA 1000 de Cincinnati, onde não passou da estreia, superada pela tcheca Karolina Muchova.

"Para mim, se trata apenas de colocar meu bem-estar emocional, mental e físico como prioridade, pois você gasta muita energia para ser capaz de competir no circuito. E essa relação de se convencer que sofrer está pagando o preço é que acabou para mim”, observou Konta, que foi uma dos primeiras defensoras da saúde mental nos esportes

"Então, quando você chega a esse ponto, não consegue mostrar o que tem de melhor porque não se esforçou para isso e simplesmente não tem energia para se esforçar para isso", finalizou a britânica ex-número 4 do mundo que encerra a carreira a cinco vitórias de chegar às 400.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva