Notícias | Dia a dia
Com 6 títulos de challenger, Baez chega ao top 100
22/11/2021 às 16h49

Baez disputou nove finais de challenger durante a temporada e teve aproveitamento de 86,3% no circuito

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - Campeão do challenger de Campinas no último domingo, o argentino Sebastian Baez conseguiu finalmente chegar ao top 100 do ranking depois de uma temporada de ótimos resultados no circuito. Os 80 pontos conquistados no interior paulista fizeram Baez ultrapassar 14 jogadores e assumir o 97º lugar da ATP.

Baez conquistou seis títulos de challenger na temporada e ainda teve mais três vice-campeonatos. Ele venceu 44 jogos em torneios deste porte, com aproveitamento de 86,3%. Todas essas partidas foram disputadas no saibro. O jovem jogador de 20 anos e ex-líder do ranking mundial juvenil ocupava apenas o 308º lugar no início do ano.

A evolução de Baez poderia ser ainda maior se não fosse o congelamento de pontos em função da pandemia. Se considerados apenas os pontos conquistados em 2021, o argentino seria o número 67 do mundo.

"Eu comecei o ano em 300 do mundo. Acredito que foi fruto de muito trabalho não apenas deste ano, mas de muitos anos", disse Baez, após a vitória por 6/1 e 6/4 sobre o brasileiro Thiago Monteiro na final de Campinas. "Não teria conseguido sem o meu treinador. É uma sensação muito boa, na verdade. Fui subindo no ranking ao longo da temporada e vendo que o top 100 não estava tão longe".

Além da conquista no interior paulista, Baez venceu dois challengers em Santiago, um em março e outro em outubro, e também foi campeão em Zagreb, Concepción e Bratislava. O argentino ainda foi vice em Bratislava e em um terceiro challenger na capital chilena, além de ter chegado à rodada final do quali do US Open. Há duas semanas, disputou o Next Gen ATP Finals, em quadra dura e coberta em Milão, e foi semifinalista.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva